Uma mini-horta na varanda

Uma mini-horta na varanda

Plante alfaces, pepinos e ervas de cheiro na janela da sua cozinha – truques fáceis para leigos.


Quem vive em apartamentos ou casas urbanas deixou de ter o pedacinho de terra necessário para plantar uma horta. Mas isso não significa que tenhamos de abdicar de ter (e saborear) legumes biológicos criados em casa.
Pedimos a vários horticultores com pouco espaço mas grandes ideias, que nos dessem as suas melhores dicas para quem quiser experimentar criar uma mini-horta em casa.

Salada do parapeito, Deolinda Marujo
"Enchi um balde de metal antigo com alfaces, salsa e capuchinhas (Tropaelium majus) compradas num Horto, com muito compósito. Coloquei as plantas com algum espaço entre elas. Sou principiante, mas tem corrido muito bem e já posso apanhar ervinhas frescas e flores comestíveis a dois passos do fogão". Veja as floreiras verticais que têm na loja http://www.cantinhodasaromaticas.pt/por 4,00€

Um cabaz pendurado que pode comer, Sandra Borges Correia
"Todos os anos planto um cabaz comestível que penduro na porta das traseiras. Este ano consegui criar alface roxa, acelga vermelha e tomates cherry. Os miúdos adoram e tem sido a salada que levam nas suas lancheiras." Neste site pode encontrar e comprar algumas sementes para plantar na sua varanda: http://casadassementes.no.sapo.pt

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Vasos de frutas, Maria Almeida
"Tenho três vasos de terracota plantados com diferentes variedades de morangos. Os meus morangos não cresciam bem nas sementeiras, por isso agora uso-os para ervas aromáticas". Veja os tipos de vasos que existem em: www.loja.jardicentro.pt.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

Eu fiz! Agora é só esperar que cresçam :D http://www.hamaisenergia.pt/energia/artigos/faca-uma-mini-horta-em-casa/

  • Reportar
cfnmbs

cfnmbs

Reportado

Eu tenho!! Na minha varanda que nem é muito grandes tenho uma mini estufa e tenho imensas coisas, desde pequenos vegetais, a fruta e muitas ervas aromáticas =)

  • Reportar

Esta é a melhor ideia atualmente! Recomendo.

  • Reportar

Também eu aderi a fazer uma pequena horta na varanda, não só pelo factor económico, como pelo aspecto lúdico que representa, pois tenho uma bebé de 15 meses. Até ao momento, apenas tenho pequenos vasos com ervas aromáticas (salsa, coentros, cebolinho e hortelã), são culturas fáceis e de rápido crescimento, requerem poucos cuidados: uma boa cama terra e turfa misturados e água, brevemente vou colocar pequenos canteiros ou uma estrutura vertical (na parede) com alfaces, morangos e malaguetas.

  • Reportar
t0mé1

t0mé1

Reportado

eu também aderi à horta urbana este ano tenho alfaces ,pimentos,tomates,morangos,pepinos e malaguetas está tudo a crescer muito bem,deixem lá vêr se fico fã.

  • Reportar
Casa Margarida