RECEITA SAUDÁVELCOMIDA VIETNAMITA

ATREVE-SE COM A COMIDA VIETNAMITA? UMA RECEITA SAUDÁVEL PARA FAZER EM CASA

De Hanói à cidade de Ho Chi Minh, falar do Vietname é falar de sensações. A seguir, aproximamo-la um pouco deste local exótico, com os sabores típicos da sua cozinha saborosa.


Mergulhe na cultura vietnamita com estas receitas saudáveis e deliciosas. Descubra a intensidade dos seus sabores e a interessante variedade que oferecem.

Compreender os sabores

Com base em ingredientes saborosos e frescos, como a hortelã, cenouras, rebentos de soja e pepino, a comida vietnamita é bastante fácil de recriar em casa. Mas para preparar os verdadeiros pratos clássicos que lhe apresentamos a seguir, precisamos em primeiro lugar de entender a importância dos cinco sabores fundamentais que regem cada refeição.

Alcançar o equilíbrio entre picante, ácido, amargo, salgado e doce é essencial, mas a sua importância não termina aqui. Irá ver que em muitos dos pratos desta cultura apreciam-se visualmente as cinco cores: branco, verde, amarelo, vermelho e preto. Os pratos são concebidos para apelar aos cinco sentidos, através da utilização de inúmeras ervas aromáticas com texturas crocantes. Também incluem a opção do-it-yourself, onde os comensais confecionam os seus próprios rolinhos e adicionam os seus ingredientes favoritos, dependendo das suas preferências pessoais.

Ir mais além do arroz e dos noodles

Sabia que um dos pratos mais emblemáticos do Vietname é o Pho? É uma sopa de noodles com carne, cebolinho, rebentos de soja e vários tipos de ervas aromáticas, tudo cozinhado num caldo delicioso. O arroz é utilizado cozido e até mesmo com uma consistência um pouco pegajosa, como acompanhamento de uma grande variedade de carnes e peixes grelhados, sendo ainda acrescentado nalgumas sobremesas com fruta.

Continuamos a pensar que o arroz e as massas são geralmente a base desta cozinha saborosa, mas vale a pena olhar um pouco mais além e deixar-nos surpreender com a variedade de rolinhos de papel de arroz picante ou panquecas crocantes de legumes que podemos encontrar.

Cozinhar, conscientes da saúde

A importância do número cinco está presente uma vez mais, se tivermos em conta que muitos dos ingredientes da cozinha vietnamita são selecionados com base nos benefícios que proporcionam à saúde, mais especificamente a cinco órgãos: a vesícula biliar, o intestino delgado e grosso, o estômago e a bexiga.

Na verdade, muitos dos pratos vietnamitas são considerados dos mais saudáveis do mundo, uma vez que são baixos em gordura, não contêm glúten e são ricos em vitaminas e minerais. Além disso, as ervas aromáticas, como os coentros e a hortelã, ajudam a digestão e a sopa de noodles contém ferro e magnésio, excelentes para o cansaço.

Vamos preparar uma receita? Rolos de verão!

Este é um prato com uma frescura agradável e muito fácil de preparar. Pode preparar os ingredientes para estes rolos vietnamitas com antecedência e deixá-los servidos na mesa de jantar, para que cada comensal os confecione com os seus ingredientes favoritos. Além disso, são servidos com um molho de amendoim de lamber os dedos. Esta receita é vegetariana, mas se desejar também pode adicionar carne de porco ou gambas cortadas. Delicioso!

Ingredientes (Para 8 pessoas)

  • 1 pacote de noodles de arroz
  • 4 raminhos de hortelã
  • 4 raminhos de coentros
  • 4 raminhos de manjericão tailandês
  • 1 cenoura, descascada e ralada
  • 1/2 pepino, cortado em juliana
  • 1 alface: metade picada e metade com as folhas inteiras
  • Amendoins tostados salgados
  • 8 folhas de papel de arroz

Para o molho de amendoim:

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de caldo de peixe
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1 malagueta finamente picada

Preparação:

  1. Coloque os noodles num recipiente grande e deite água a ferver por cima. Adicione uma pitada generosa de sal, deixe descansar durante cerca de 4 minutos até ficarem macios e, em seguida, passe-os por água fria. Escorra bem.
  2. Pique os restantes ingredientes e misture-os em seguida aos ingredientes do molho de amendoim. Mexa bem até o açúcar ficar dissolvido.
  3. Mantenha a mistura num local fresco.
  4. Quando estiver tudo pronto para servir, encha metade de um recipiente com água fria. Mergulhe as folhas de papel de arroz, uma a uma, até ficarem flexíveis, mas não completamente moles.
  5. Recheie cada folha fazendo um rolinho. Para isso, coloque a extremidade inferior com força por cima do recheio e dobre os lados. Enrole o mais firmemente possível e cubra com as folhas de alface adicionais para manter os rolinhos frescos.

E toca a comer!

Quer completar o seu menu com mais receitas saudáveis e originais? Então não pode deixar de consultar a nossa secção de receitas.

Se quiser deixar-nos a sua receita, não hesite!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow