Recarregue baterias através da alimentação

Recarregue baterias através da alimentação

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Revelamos-lhe os alimentos obrigatórios para aumentar os seus níveis de energia!

Pequeno-almoço reforçado

Comece o dia com um pequeno-almoço que a deixe satisfeita e preparada para entrar com o pé direito onde quer que seja. A fruta e o pão, ou cereais integrais, devem estar sempre incluídos nesta primeira refeição – dão-lhe as vitaminas de que necessita para fornecer energia ao seu organismo.

Evite doses elevadas de cafeína

O café aporta benefícios mas, em excesso, aumenta os níveis de ansiedade, podendo causar agitação e irritabilidade. Lembre-se que alguns chás também podem ter estes efeitos, caso contenham cafeína, como o chá verde ou o chá preto.

Dica: beba um café de manhã ou depois de almoço (ou os dois, no máximo) e evite fazê-lo depois do fim de tarde, para que o seu organismo não fique com cafeína quando chegar a hora de dormir.

Água, a toda a hora

É o melhor líquido para eliminar as toxinas do corpo. Controla a temperatura do seu corpo e ajuda-a a ganhar energia. Quanto mais hidratada estiver, melhor se vai sentir.

Dica: se tiver dificuldade em beber água com frequência, alterne com um copo de leite magro, que contém cerca de 90% de água.

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Faça mais refeições por dia

O objetivo é evitar os picos nos níveis de glicemia, que lhe causam fome e cansaço. Ao comer várias e pequenas doses de calorias, ao longo do dia, equilibra o seu humor e oferece ao seu organismo a melhor reserva de energia possível.

Chocolate preto

Este tipo de chocolate ajuda a diminuir a pressão arterial e a criar a sensação de bem estar. Escolha um chocolate com mais de 60% de cacau e coma 3 quadradinhos por dia, quando se sentir mais fraca e não resistir à vontade de dar uma trinca.

Espinafres e peixes gordos

Repletos de vitaminas, assim como as restantes verduras, os espinafres devem estar sempre presentes na sua alimentação. Destacam-se por possuírem uma grande quantidade de vitamina B e ácido fólico que melhoram a fadiga física e mental. O ómega 3, presente nos peixes gordos (atum, cavala, salmão e sardinha) combate o cansaço, através da regulação dos lípidos. Coma espinafres cinco vezes por semana e peixe gordo, diariamente.

Dica: os frutos secos fornecem uma ótima quantidade de minerais e vitaminas, e contêm gordura boa (monoinsaturada). Por isso, compre um saquinho com nozes ou amêndoas, do tamanho da palma da sua mão, e petisque sempre que estiver com fome.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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