PETISCAR: 7 DICAS DOS NUTRICIONISTAS

PETISCAR: 7 DICAS DOS NUTRICIONISTAS

Enquanto os nutricionistas definem "petiscar" como "comer algo entre as refeições", há muitas pessoas que passam a vida num petiscar contínuo, o que não é nada saudável, incapazes de distinguir o que é um lanche saudável e a incapacidade de parar de comer. A boa notícia é que petiscar da maneira correta constitui uma parte essencial de uma dieta equilibrada, para toda a família!


Tome nota destas sete dicas dadas pelos melhores nutricionistas, para que as mães possam lanchar de forma saudável em casa, no trabalho e até mesmo a andar!

  1. Planeie as suas refeições ligeiras: não descuide o seu lanche a meio da tarde ou a meio da manhã. Prepare-o em casa. Fruta, iogurte, uma barra energética ou uma sanduíche e leve-o consigo para onde for. Escolha alimentos saudáveis!
  2. Tenha sempre no trabalho alimentos nutritivos, com elevado teor de fibras, bolachas de digestão lenta e chocolate, para aliviar as depressões laborais quando chegar a hora.
  3. Compre um saco de fruta todas as semanas, leve-o para o escritório e partilhe com os seus colegas se quiser!
  4. Seja sensata com as quantidades de comida, divida o que vai comer e coloque a quantidade que considere necessária numa tacinha ou noutro recipiente, para evitar comer a embalagem inteira (de cereais, por exemplo) ou comer diretamente da embalagem, sem saber exatamente a quantidade que consumiu.
  5. Não passe sede durante o dia. Leve pelo menos 2 garrafas de 750 ml de água para o trabalho e beba-as antes de regressar a casa. A água e a hidratação impulsionarão os seus níveis de energia e controlarão o desejo de comer sem necessidade.
  6. Tente não chegar com demasiada fome à hora das refeições. Quando se tem fome, poucos são os que conseguem evitar a tentação do chocolate, das batatas fritas ou das bolachas, quando têm uma quebra dos níveis de açúcar no sangue.
  7. Leve sempre alguma coisa para comer no carro, quando estiver de regresso do trabalho, evitando assim os ataques ao frigorífico assim que chegar a casa!

Maus hábitos que se devem evitar:

  • Comer alimentos ricos em calorias: lanches ricos em gordura ou açúcar (por exemplo, barras de chocolate e batatas fritas).
  • Comer alimentos com elevado teor de hidratos de carbono (como, por exemplo, pretzels, bagels...) com proteínas e gordura.

A questão não é "petiscar ou não petiscar", mas antes petiscar de forma saudável, para não ficar com demasiada fome na hora das refeições. Lembre-se que o ideal é fazer cinco refeições por dia! Em caso de dúvida, consulte um nutricionista para ajudá-la a planear lanches adequados, tendo em conta o seu historial médico, os seus objetivos em termos de peso, bem como os seus gostos alimentares.

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