CÓMO PERDER PESO SIN PASAR HAMBRE

PERCA PESO SEM PASSAR FOME, COMENDO DE FORMA SAUDÁVEL!

Não podemos fazer dietas durante toda a vida, pois estas são rigorosas e nada boas para o nosso organismo, que fica perturbado e sofre. Além disso, fazem-nos passar fome e passar fome não é a solução, porque nos deixa de mau humor e frustradas. Está comprovado que somos mais felizes com a barriguinha cheia e o metabolismo descansado. Mas então o que fazemos? A chave está em cuidarmo-nos, comer coisas saudáveis e escolher sempre a opção mais natural e menos calórica.


Se quer perder peso de forma definitiva e desterrar o efeito ioiô para sempre da sua vida, o melhor é deixar de pensar em dietas milagrosas (aquelas em que só se come sopa) e mudar os seus hábitos alimentares. Assim, poderá comer de forma saudável todos os dias e não viverá com a frustração de não poder sair para ir jantar fora. Mas, é claro, precisa de trocar o chip, porque há coisas que adoramos comer (e beber) e que têm muita gordura, por isso terá de substituí-las e tudo isso exige esforço! 

Aprender a comer

É preciso comer de tudo, alimentos que se adaptem ao seu estilo de vida e ao seu gasto de energia: quanto mais desporto praticar, mais alimentos o seu organismo exigirá, por isso a atividade física diária é a sua melhor aliada.

Coma com calma: sabia que o organismo necessita de 15 a 30 minutos para assimilar a sensação de saciedade? Assim, quando nos deixamos levar pela fome acabamos sempre por comer mais. Se lhe custa controlar-se, faça alguma coisa enquanto come, como ver televisão, falar, etc. E pare de comer quando começar a sentir-se cheia! Não há problema em pedir para levar o resto que ficou na travessa ou em guardá-lo no tupperware para comer mais tarde.

Respeite as refeições e os horários, comer 5 a 6 vezes em pequenas quantidades é bom, favorece a assimilação dos alimentos e promove uma boa digestão.

Se for caseira, melhor: já sabe que tanto a comida preparada como os batidos ou sumos que compra têm mais conservantes e calorias do que aqueles que pode preparar em casa com alimentos frescos do mercado. Tente comer mais em casa ou prepare a comida em casa e leve-a consigo, em vez de comprar algo à última da hora quando lhe dá a fome. 

Cozinhe de forma saudável: cozido, assado, grelhado ou cozido ao vapor. E cuidado com o sal, é melhor usar ervas aromáticas e especiarias. Ah, e se abrir latas de atum, salmão ou sardinhas, escorra o óleo.

“Torradinhas, que bom”: não precisa de eliminar o pão do pequeno-almoço (ou da sua vida); se adora torradas, controle apenas a quantidade de pão e o acompanhamento. O chocolate, a manteiga ou o queijo creme são muito calóricos, por isso prefira antes:

  • Tomate natural e óleo ou azeite
  • Queijo fresco e peru
  • Doces ou compotas sem açúcar

Não renuncie ao café, pode tomá-lo sem açúcar ou com leite magro. E se há uma hora do dia em que pode tomar um cappuccino com leite magro é ao pequeno-almoço! 

A deliciosa limonada: reduza o seu consumo de álcool e agora que o verão está a chegar substitua a cervejas e o vinho tinto por cidra (que é mais digerível e menos calórica) ou por limonadas naturais com sabores, que são deliciosas e não engordam nada. Os chás gelados também são uma boa alternativa.

Cuidado com os cereais, sobretudo se são açucarados. Evite-os e prefira os cereais de aveia com frutas para o pequeno-almoço ou lanche. Meça bem a quantidade, porque saciam muito. Para o pequeno-almoço pode comer uma tigela de tamanho médio, mas para o lanche basta uma taça pequena.

Sim aos iogurtes e aos batidos e sumos naturais, a meio da manhã ou a meio da tarde para saciar a fome. Mas atenção, que sejam naturais. Se os fizer em casa ótimo, mas se os pedir num estabelecimento que sejam com fruta natural, nada de “pré-fabricados” nem com açúcar adicionado!

Não às bolachas e produtos de pastelaria industrial, por sistema. O que não quer dizer que, de vez em quando, não possa comer um palmier ou um queque de chocolate, por exemplo, ao pequeno-almoço ou ao lanche.

Carnes e verduras: coma a carne grelhada ou assada com legumes ou saladas e sentir-se-á mais leve. Escolha as peças de carne de vaca ou de porco com menos gordura, como a carne da vazia ou do lombo, lombo e peito de frango e peru e se quiser fazer um frango no forno, asse-o sem pele.

   Quanto ao peixe, qualquer que escolher terá bons efeitos na sua saúde, mas nada, nada, nada de molhos. Nem maionese, nem ali-oli, nem nada. Nem sequer nas saladas. Tempere sempre com vinagre e óleo ou azeite e combine com tomate fresco, frutos secos e frutos vermelhos, por exemplo.

Menos massas e mais arroz, como acompanhamento ou prato principal. Se o cozinhar sem gordura é muito saudável e sacia muito. 

Coma fruta, nas saladas e entre as refeições, mas quando beber um sumo tenha em conta que os sumos de legumes contêm apenas metade das calorias dos sumos de fruta, porque não têm tanto açúcar. E que tal misturar frutas e legumes?

Nada de fast food, se quiser comer uma pizza ou um hambúrguer (ou um cachorro, prego, etc.) o melhor é fazê-lo em casa em versão light. 

Quando for jantar fora habitue-se a escolher a opção mais saudável:

  • Em vez de massa ou risotto, escolha uma salada de quinoa ou um arroz integral com verduras.
  • Em vez de uns lombinhos de porco com molho de queijo, peça um bife tártaro ou um lombinho de vaca grelhado.  
  • Em vez de bacalhau gratinado no forno ou filetes panados, peça um tataki de atum ou lulas grelhadas.
  • Se quiser sobremesa, o melhor será nem sequer olhar para elas; peça antes um sorvete (para não ficar com vontade de chorar enquanto os outros comem uma fatia de bolo).
  • O café sem açúcar, claro, nada de bombons, nem natas.

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Tem alguma dica que gostaria de partilhar com outras utilizadoras? Conte-nos, gostávamos muito de saber! Talvez lhe interesse ler as nossas dicas para comer bem fora de casa ou petiscar, 7 dicas dos nutricionistas.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão