COMO TER MAIS ENERGIA

COMO TER MAIS ENERGIA

Sente-se às vezes como se não tivesse energia para se levantar de manhã? Isto é certamente algo que nos acontece a todos e, claro, se não se aguenta de pé de manhã, como é que vai conseguir sobreviver durante todo o dia? Nós temos a resposta: favorecendo e impulsionando a sua energia natural através de práticas saudáveis.


Não se deixe levar pela fadiga! Ponha-lhe cobro com estas dicas e hábitos saudáveis que irão ajudá-la a recuperar a sua energia natural.

Uma dieta saudável e equilibrada

A primeira coisa que deve tomar em consideração é os alimentos que come e quando os come. O mais importante é nunca deixar o seu corpo sem reservas: devemos manter os níveis normais de açúcar no sangue e comer várias vezes ao dia é a melhor maneira de o conseguir. Sim, às vezes pode ser um desafio planear com antecedência, mas ter um lanche saudável à mão impedirá que passe longos períodos de tempo sem dar ao seu corpo a energia de que ele necessita.

O ideal é comer menos quantidade e fazer refeições equilibradas, combinando alimentos integrais com outros alimentos de digestão lenta, hidratos de carbono, proteínas de qualidade e, claro, gorduras. Reunimos para si os melhores conselhos para manter os níveis de energia elevados, para que eles nunca lhe falhem:

  • Nunca deixe de tomar o pequeno-almoço. É a refeição que proporciona o "combustível" para superar a primeira metade do dia.
  • Beba muita água: sabia que a desidratação é a causa mais comum da fadiga? Mas se beber água não a convence, experimente passar a beber chá de ervas (por exemplo, o chá de rooibos) ou água de coco, uma bebida natural que é rica em eletrólitos naturais (à semelhança das bebidas desportivas).
  • Se se sente cansada e exausta, evite os doces com elevado teor em gorduras e energia, uma vez que provocam frequentemente um efeito de bumerangue.

Dormir as horas suficientes e fazer mais exercício

Anda a dormir o número de horas suficientes e faz exercício com regularidade? Caso contrário, estes são dois dos pontos mais importantes que é preciso seguir para reequilibrar os seus níveis de energia.

  • Durma, pelo menos, 7 a 8 horas todas as noites. As sestas rápidas de 20 minutos durante o dia também podem ajudá-la a sentir-se com mais energia.
  • Pratique, pelo menos, 10 a 20 minutos de exercício todos os dias. Pode parecer uma contradição, mas a melhor maneira de ter mais energia é cultivar um estilo de vida ativo. Fazer algum exercício físico à hora do almoço irá ajudá-la a ter um dia de trabalho mais produtivo. Realmente tem lógica, tendo em conta que, quando se faz exercício, o sangue fica com mais oxigénio, o qual flui ao longo do corpo até ao cérebro, ao coração e aos músculos.

Faça um intervalo

Fazer uma pausa de vez em quando e escapar da sua apertada agenda é muito necessário para se recuperar forças. É o que se chama "desligar" e é algo que nós fazemos muito pouco. O ensaísta Tim Kreider resume-o muito bem num artigo do The New York Times: "A ociosidade não é algo trivial, nem apenas "tirar férias", é também algo indispensável para o cérebro, tal como a vitamina D o é para o corpo. Se ficarmos privados dela, podemos sofrer um desgaste mental, como se se tratasse de raquitismo. "

E continua: “O espaço e a tranquilidade que a ociosidade proporciona é uma condição necessária para ter uma visão global da vida e ver tudo com a perspetiva adequada, para fazer conexões inesperadas e deixar que os raios da inspiração nos atinjam. Paradoxalmente, a ociosidade é necessária para conseguir realizar qualquer trabalho".

Portanto, já sabe… Aproveite ao máximo o seu “tempo de inatividade”, porque é realmente fundamental para recarregar as suas baterias. O que lhe parecem estas nossas formas de desligar?

  • Agarre num pau de canela e inale o seu cheiro... Uma, duas vezes. Reduzirá a fadiga e estará mais alerta. À falta de canela, pode agarrar num raminho de hortelã ou hortelã-pimenta. Também pode adicionar uma gota de óleo essencial a uma bola de lã, tecido ou algodão. Deixe-a perto de si para poder inalar o seu aroma de vez em quando.
  • Tome um banho de imersão ou um duche e utilize um sabão ou gel de banho que contenha citrinos. Aumentará a produção de serotonina, a "hormona da felicidade", ao mesmo tempo que reduz os níveis de norepinefrina, a "hormona do stresse".
  • Ouça música e cante. Um estudo publicado no Athletic Insight descobriu que ouvir música alegre durante 10 minutos é uma das maneiras mais rápidas para conseguir uma dose extra de energia, superada apenas pelo exercício. O que lhe parece?

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