Desintoxicação digital

Vício em Internet - Faça uma desintoxicação digital

Está tão ligada online que se sente desconectada da vida real? Faça uma desintoxicação digital!


Ligação constante
A moda das redes sociais no telemóvel está em constante crescimento e muitas pessoas confessam que, sem um smartphone, sentem-se como se estivessem numa ilha e preocupadas por alguém poder estar à sua procura ou a precisar de si.

Não é de admirar esta situação na medida em que o ideal é mesmo estarmos sempre ligados ou conectados. O objetivo deixou de ser poder estar em contato e passou a ser nunca estar sem ser em contacto. Porquê falar apenas com um amigo (que por acaso está à nossa frente) se podemos conversar simultaneamente com cinco (que estão longe)? O resultado desta filosofia é responder a e-mails de trabalho na cama, trocar mensagens instantâneas numa aplicação qualquer ignorando os amigos numa festa, e prejudicando o desenvolvimento dos nossos relacionamentos e da nossa própria vida. Daí poder falar-se em vício em Internet.

Estamos mais ligados, mas não estamos melhor conectados. Perdemos na qualidade da consciência, na emoção e na percepção que sentimos quando realmente nos envolvemos com algum aspeto da nossa vida. E deixamos de saber também o que é estarmos com um amigo, olhos nos olhos, sem sermos constantemente interrompidos por um olhar para o ecrã do telemóvel, por exemplo.

A promessa é de conhecimento infinito, mas o que nos é dado é uma informação infinita.

É normal pensarmos que termos vários separadores abertos no browser é o resultado de uma mente muito produtiva, mas a verdade é que a tentativa de multitarefas significa, muitas vezes, fazer mais tarefas, mas com menor eficácia. Breves bloqueios mentais criados pelo deslocamento da atenção entre as tarefas podem custar até 40% do tempo produtivo de alguém.

Desligar
A desintoxicação digital está a começar a aparecer. Alguns hotéis nos EUA já oferecem pacotes de desintoxicação digital, onde os telemóveis são confiscados à entrada – recebendo em troca um jogo de tabuleiro. Os usuários da Apple podem baixar um aplicativo chamado "Liberdade", que bloqueia o seu acesso à Internet.

Num mundo onde tudo é instantâneo e digital, temos que fazer um esforço – ensinando os nossos filhos também –, para sermos reais, verdadeiros.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Regras Desintoxicação digital

1. Encerrar.
Desligue a internet! Se não vale um telefonema, não vale a pena.

2. Apenas telefones simples.
Desligue o smartphone com a sua enorme variedade de distrações.

3. Sem mensagens instantâneas.
Quantas vezes já viu uma mesa cheia de pessoas compenetradas nos ecrãs dos seus telemóveis, conversando com pessoas que estão longe, e ignorando as presentes?

4. Defina um limite de tempo.
E cumpra-o. Quer seja uma hora, o tempo de um jantar, um fim de semana ou um feriado.

5. Televisão? Pode ser.
Esta é uma desintoxicação de conectividade, não de entretenimento.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes