Falar em público

Vença o medo de falar em público

Aumente a sua confiança e desenvolva a capacidade para falar com algumas dicas que lhe deixamos.


Fica assustada quando tem de falar?
Para a maioria de nós só o facto de pensarmos em falar em público já é assustador. E, por causa disso, muitas vezes acabamos por não nos fazer ouvir. No entanto, em alguns momentos das nossas vidas, somos obrigadas a falar publicamente, quer seja numa reunião da escola, numa ocasião social ou numa apresentação para clientes ou colegas.

Mas não se preocupe, temos boas notícias para si: é possível aumentar a sua confiança e desenvolver a capacidade para falar em público.

Vencer o medo
1. Controle a respiração. Se se concentrar na sua respiração, não terá tempo para ficar nervosa. Quando estamos nervosas, tendemos a respirar descontroladamente, tornando o nosso discurso difícil de ser entendido. Pouco antes de começar a falar, faça três respirações profundas e lentas através de seu nariz, enchendo o seu estômago.

2. Repita uma frase curta antes de falar, como por exemplo: "Eu estou calma, eu estou controlada". Repetir esta frase vai acalmá-la e evitar ter pensamentos negativos.

3. Muitas vezes o que conta não é o que dizemos, mas sim a forma como o dizemos. Portanto, use gestos e expressões faciais. Se subir em demasia o tom da sua voz sobe, corre o risco de parecer histérica.

4. Ponha-se confortável e mantenha a postura correta. Quando se fala, o conteúdo conta 7% de toda a mensagem da comunicação, a mensagem real 38%, enquanto que o resto é visual.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

5. Aprenda a pronúncia correta das palavras. Pode ser embaraçoso e stressante não saber pronunciar corretamente o nome de alguém ou de uma palavra estrangeira, por isso faça sempre os “trabalhos de casa”.

Falar em diversos contextos
Em público
Muitas vezes temos a tendência de olhar para o público como sendo nosso inimigo e não percebemos que isso é completamente errado. Se se sentir nervosa, encare isso com naturalidade. Estar nervosa só é um problema se for tão óbvio que até o público o sente.

Prepare-se bem, e pratique o discurso, mas evite decorá-lo. Antes do evento, anote alguns pontos importantes num papel, que pode usar como segurança. Tente visualizar o evento com antecedência. Se o discurso é de improviso, respire corretamente e fale num tom baixo. Se bloquear, diga alguma coisa, qualquer coisa que seja. Quanto mais tempo permanecer em silêncio, mais stressada ficará. Faça com que o seu público se identifique consigo. Se as pessoas se rirem, ria com eles e o oxigénio voltará a iluminar o seu cérebro. Na maioria das vezes vai conseguir lembrar-se do que tinha para dizer.

Reunião de pais
Esta pode ser uma situação complicada, porque queremos sempre proteger os nossos filhos e, ao mesmo tempo, evitar o constrangimento do professor. Quando os outros pais estão presentes, por exemplo, numa reunião aberta, as coisas podem piorar. Por um lado, não quer perturbar o professor, e por outro, não quer que os outros pais sintam que está a desperdiçar o tempo deles ou a falar por todos eles.

Transmita calma, confiança e simpatia, relaxando e controlando a sua respiração, falando num tom de voz baixo. Aja como se estivesse confiante, mesmo que não seja o caso.

Discussão em grupo
Se faz parte de um grupo de discussão e não concorda com a posição que alguém toma, tem três opções: ficar calada (vai sentir-se cobarde); concordar (não vai ser fiel a si mesma), ou dizer o que pensa. Só porque estamos em desacordo com alguém, isso não significa que a conversa tem que acabar em discussão. É sempre uma boa ideia saber reconhecer os comentários da outra pessoa. E pode sempre terminar a conversa com uma nota positiva, dizendo: “Vamos concordar em discordar?”.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.