Tudo sobre a caspa

Tudo sobre a caspa

Sabia que 50% da população sofre de caspa em alguma fase da sua vida? Seja por causa do stresse, de alterações hormonais, ou outras razões, a caspa pode aparecer de repente. O ideal é tomar consciência deste problema e recorrer a uma solução efetiva e que seja, ao mesmo tempo, agradável para toda a família.


Se quer saber tudo, ou quase tudo, sobre a caspa, aqui o tem. Não há nada como compreender um problema para poder dar-lhe uma solução! É que a caspa pode surgir a qualquer momento e por muitas razões diferentes. Em muitos casos manifesta-se ao início da puberdade, porque o corpo produz uma quantidade maior de testosterona.

O que é a caspa?
A caspa é composta por células mortas da pele que já foram substituídas por pele nova. A pele é formada por quatro camadas e na camada base são criadas as células novas, que sobem através das outras, num período entre 25 a 30 dias. Quando essas células chegam à superfície, o organismo deixa cair as velhas, que já não servem. Todos os dias o nosso corpo perde milhares de partículas microscópicas de pele, conhecidas como "escamas"!

A caspa é uma descamação excessiva e anormal do couro cabeludo, muitas vezes visível e, normalmente acompanhada por vermelhidão e irritação. Para além disso, pode ser um sintoma de seborreia, psoríase, micose ou piolhos.

Tipos de caspa

  • A caspa seca É uma descamação esbranquiçada, seca e fina, que se desprende facilmente e que não produz prurido nem inflamações.
  • A caspa gordurosa Apresenta escamas com sebo, maiores, espessas e oleosas. Associa-se à seborreia.

Como, porquê?
De acordo com o ciclo de crescimento da pele, as células epidérmicas vão sendo "empurradas" para fora pela pele nova, acabando por se desprenderem e cair. Normalmente são tão pequenas que nem se veem, mas quando o ritmo de crescimento e mudança é anormalmente rápido, a caspa torna-se visível: as células mortas caiem em blocos grandes com aparência de pequenas escamas esbranquiçadas.

A causa mais comum da caspa é um microrganismo que vive na nossa pele, denominado Malassezia, que sofreu mutações que lhe permitem alimentar-se do sebo. Como consequência, produz-se uma aceleração do processo de descamação, as pequenas escamas aglutinam-se entre si e ficam visíveis como partículas de caspa.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Pode também ser sintoma de seborreia ou estar associada à psoríase. A caspa pode ainda ser produzida por glândulas sebáceas sobre reativas, alergias, transpiração excessiva, utilização de sabonetes alcalinos, micoses e stresse. Até a estação do ano pode contribuir para este problema!

Como posso eliminar a caspa?
A maior parte das causas podem ser tratadas utilizando champôs com ingredientes ativos como o zinco, que tem um influência muito boa na saúde cutânea e no crescimento capilar.

A linha de champôs h&s é uma solução fantástica: a sua fórmula testada HydraZinc é eficaz no combate à origem da caspa desde a primeira lavagem, atuando contra as partículas visíveis e os resíduos. Para além disso, também atenua a secura, o prurido e a sensação de desconforto no couro cabeludo1. A sua fórmula com pH equilibrado é tão suave que pode utilizar estes champôs diariamente!

Ao mesmo tempo, para eliminar a caspa, é importante levar uma vida saudável, com dietas saudáveis, noites bem dormidas, exercício físico regular e ingerindo alimentos ricos em Zinco, como as ostras, o pão integral, os ovos e as carnes orgânicas. Sabia que o champanhe também é rico em Zinco? Já não desculpa para não o beber nas festas!

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário! Talvez lhe interesse também Tudo sobre a dieta dissociada3 bebidas contra as insónias.

*Prurido associado à caspa.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Para mim só funciona o champô Nizoral. Com ele sim, sinto logo alivio da comichão e logo desde a primeira aplicação noto menos caspa. É óptimo. Só tenho que não seja mais barato. Também há um genérico que só pude experimentar uma vez mas pareceu-me igualmente bom.

  • Reportar
dinacar

dinacar

Reportado

é um artigo muito esclarecedor e muito informativo .

  • Reportar

È VERDADE! H&S para mim é o melhor shampoo anti-caspa, sem duvida alguma entao se for o de Menta ainda melhor:) quando estava gravida da minha 2ª filha enjoei todos os cheiros de produtos para banho até k um dia decidi usar este com "cheiro a menta" ja k mascava muita pastilha de peppermint.... e... que satisfaçao:) :) a soluçao foi fazer do shampoo um gel duche tambem :)

  • Reportar