Rotina de sono saudável para o inverno

ROTINA DE SONO SAUDÁVEL PARA O INVERNO

Hibernar é uma ideia atrativa e tentadora quando chega o frio, especialmente se já estamos cansadas das nossas rotinas diárias, dos horários familiares e de todas as outras ocupações. No entanto, dizem os especialistas, não é bom alargar a rotina de sono durante o inverno. Continue a ler!


Ao contrário dos animais, os seres humanos não precisam de dormir mais no inverno, apesar de muitas de nós nos sentirmos mais cansadas quando faz frio. Por isso, tenha em atenção: o excesso de sono pode fazer mais mal do que bem.

De quantas horas de sono precisamos realmente?

A maioria das pessoas – incluindo as mães mais ocupadas – precisa entre 7 a 9 horas de sono de boa qualidade para funcionar bem no dia seguinte. Menos de 4 horas de sono é perigoso, e em casos extremos pode conduzir a uma morte prematura. No entanto, a maioria das pessoas priva-se cronicamente de uma boa rotina de sono, dormindo apenas 5 ou 6 horas por noite, e isso não é nada saudável. Tem de haver uma forma de dormir mais.

Se houver bebés ou crianças pequenas em casa o melhor é o casal acordar por turnos (um dia ela, um dia ele) durante a noite, porque assim, pelo menos todas as noites haverá uma das partes do casal que poderá dormir descansada. Para além disso, tente sempre ir para a cama mais cedo. Pode custar um bocado mas o sono é reparador e necessário.

É verdade que dormimos mais no inverno?

Sim e não. Acordamos quando ainda está escuro lá fora, antes da glândula pineal, que produz a melatonina, ter dado ordem para parar a sua produção. Assim, quanta menos luz tiverem os dias, mais melatonina segregamos. A melatonina é uma substância-chave na regulação do nosso relógio biológico e é a principal responsável pela preguiça que nos domina, nos dias mais escuros. É por isso que as nossas manhãs e noites são muito mais letárgicos.

Embora muitas pessoas acabem por acordar mais tarde e deitar-se mais cedo no inverno, há uma necessidade biológica real para dormir um pouco mais. O que dizemos é, não mude seu ciclo de sono, mas certifique-se que o seu quarto está aquecido, escuro e silencioso.

Alguns dicas para dormir melhor:

Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(162)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!
  • Ajuste-se ao horário laboral e escolar, e durma um sono regular e com tempos de vigilância apropriados. Isto fará com que o seu corpo se adapte ao ritmo.
  • Faça exercício ao ar livre, sobretudo no inverno, para maximizar a sua exposição à luz solar.
  • Certifique-se de que o ambiente em casa e os lençóis de cama são apropriados à época.
  • Siga uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais durante todo o ano. No inverno, tendemos a comer mais alimentos com amido em vez de frutas e verduras e, também por isso, engordamos. Por isso, procure não abandonar as frutas e legumes.


É possível dormir demasiado?

Sim. Ter demasiado sono pode estar relacionado com problemas médicos como a diabetes, doenças do coração, depressão, obesidade e dores de cabeça. A hipersonia (quando se dorme invulgarmente longos períodos de tempo) é uma desordem médica. Os pacientes que dela padecem experimentam sintomas de ansiedade, falta de energia e perda de memória.

Qual é a relação entre o sono e o transtorno afetivo sazonal (SAD)?

A transição do outono para o inverno pode induzir o transtorno afetivo sazonal. Caracteriza-se por episódios depressivos que têm lugar nessa época de mudança sazonal. Os sintomas incluem depressão, excesso de sono e de apetite.

Como posso garantir que o meu filho pequeno dorme bem no inverno?

Um ambiente acolhedor é importante:
• Escolha um lençol de flanela quente para o berço.
Tape bem os pés.
• Mantenha a temperatura ambiente entre os 16 e os 20 graus.
• Dê-lhe uma mantinha de bebé ou um ursinho de peluche (aumenta a sensação de segurança da criança).
• Estabeleça uma rotina simples antes de o deitar, que não leve mais do que 45 minutos. Por exemplo, inclua um banho relaxante, a mudança de roupa, a leitura de uma história e o desligar da luz do quarto.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ler mais sobre Dicas para vencer o cansaço ou Pratique a antiginástica.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.
Casa Margarida