Septicemia

Septicemia

Este será o último artigo dedicado às doenças infantis que se podem manifestar com “manchinhas” na pele.


A importância de saber como valorizá-las reside essencialmente no facto de em alguns casos, ainda que raros, poderem corresponder a situações clínicas muito graves e eventualmente fatais, como acontece nos casos de septicemia.

Trata-se duma doença causada por bactérias altamente agressivas, que mesmo na criança saudável, podem invadir a corrente sanguínea, atingindo os vários órgãos e sistemas, dependendo o resultado final da capacidade de resposta imunológica da criança. Actualmente devido à melhoria das condições de vida e dos cuidados de saúde, nomeadamente as medidas preventivas como as vacinas, eficazes contra algumas destas bactérias, os casos de sépsis graves começam a ser raros.

Os sintomas e sinais desta doença dependem da idade da criança. Assim, no lactente os sinais mais precoces são geralmente a febre, irritabilidade, prostração ou choro persistente. Na criança mais velha, há febre geralmente elevada, difícil de ceder aos antipiréticos, prostração, vómitos, delírio, e manchinhas que são geralmente tipo “picadas de alfinete – petéquias - que rapidamente alastram, podendo também coexistirem manchas tipo “nódoa negra” (equimoses) e derrames sanguíneos (sufusões hemorrágicas). Uma das características típicas das petéquias é o facto de não desaparecem quando se exerce pressão sobre a pele, ao contrário do que acontece nos outros exantemas de que já falámos, em que as manchinhas desaparecem com a pressão, reaparecendo em seguida.

A bactéria que mais habitualmente causa este tipo de doença é o Meningococco B, para o qual não existe ainda vacina. No entanto, outras bactérias também podem dar o mesmo quadro, para as quais já existem vacinas eficazes – Meningocco C, Haemophilus influenzae.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Quanto mais rápido o tratamento melhor o prognóstico, pelo que a avaliação clínica deverá ser o mais rápida possível.
Uma vez diagnosticada a doença é importante também iniciar a profilaxia dos contactos directos com a criança infectada, de modo a que não haja disseminação da doença.

Bom, mas os pais devem também saber avaliar as situações em que a criança apresenta febre e manchinhas, para que não fiquem de imediato a pensar que se trata duma situação de septicemia, que apesar de tudo é rara!
Como já falámos nos artigos anteriores, na maioria das doenças infantis nas quais a criança apresenta exantema, as manchas são geralmente de pequenas dimensões, rosadas ou avermelhadas e desaparecem quando se faz pressão na pele. Se são muito pequeninas e escuras, e não desaparecem com a pressão, podem corresponder a situações graves, de sépsis, sobretudo se a criança apresenta outros sintomas – febre elevada, prostração, vómitos, e então requer avaliação médica urgente.



*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.