Sarampo & Companhia

Sarampo & Companhia

Continuamos esta semana com as doenças exantemáticas que podem afetar as nossas crianças. “Sarampo, sarampelo, sete vezes vem ao pêlo”, é um ditado popular muito antigo que traduz bem o facto de existirem muitas doenças infantis que podem dar manifestações clínicas idênticas às do sarampo, nomeadamente a nível da pele.


O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que se caracteriza por febre alta, mau-estar geral, tosse, olhos vermelhos, manchas nas gengivas, junto aos 1ºs molares (manchas de Koplick, características da doença), e manchas vermelhas na pele, que aparecem após o 3º dia de febre e que se espalham por todo o corpo. O sarampo pode ter algumas complicações tais como pneumonia, meningite, encefalite ou, ainda que raramente, um quadro neurológico com sequelas graves ou mesmo morte. Felizmente, com a introdução da vacina no Plano Nacional de Vacinação (aos 12 meses e reforço aos 5/6 anos) o sarampo está praticamente erradicado em Portugal.

RUBÉOLA

À semelhança do sarampo, a rubéola é uma doença actualmente muito rara devido à vacinação obrigatória. É também das doenças que mais é confundida com outros exantemas virais. É particularmente grave se adquirida durante a gravidez, já que pode causar lesões graves no feto.

Manifesta-se geralmente por febre baixa, e gânglios aumentados nomeadamente no pescoço, na nuca e atrás das orelhas. As manchas aparecem geralmente após o 2º ou 3º dia de febre, habitualmente pouco avermelhadas e fazem saliência na pele, evoluindo da cabeça para as pernas, são pouco exuberantes, e desaparecem em 2 a 3 dias. Pode acompanhar-se de alguma comichão.

EXANTEMA SÚBITO

Também chamado de sexta doença ou roséola, trata-se duma doença muito frequente na criança com menos de 2 anos de idade, particularmente entre os 6 e os 15 meses. Manifesta-se por febre alta, por vezes difícil de controlar, irritabilidade, falta de apetite que se mantém por 3 a 4 dias. Após o desaparecimento da febre, aparecem umas manchas vermelhas que geralmente surgem inicialmente na zona do pescoço e por detrás das orelhas, mas mais exacerbadas no tronco e abdómen, poupando em regra os braços e as pernas. Desaparecem em 2 a 3 dias. Como em qualquer virose, pode haver inflamação da garganta e dos ouvidos, pelo que algumas vezes a criança é medicada inicialmente com antibiótico. Quando aparecem as manchas, pode ser interpretado como alergia ao medicamente, quando no fundo traduz apenas a evolução natural da doença. Trata-se de uma doença benigna, sem qualquer tratamento para além das medidas gerais de controle da febre e hidratação.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

ERITEMA INFECCIOSO

Também chamada de 5ª doença ou doença da bofetada, é causada por um vírus chamado Parvovirus B19, e propaga-se pelas gotículas de saliva ou de expectoração. O período de contágio vai desde o contacto com a pessoa infectada até ao aparecimento do exantema, pelo que é difícil evitar a sua disseminação. Deixa de ser contagiosa desde que aparecem as manchas, pelo que a criança pode frequentar a escola. Caracteriza-se geralmente por febre baixa, mau estar, falta de apetite e cansaço, queixas que se podem prolongar por 1 a 2 semanas, após o que aparecem as manchas, que na cara são confluentes dando aspecto de cara esbofeteada, que caracteriza a doença. No resto do corpo podem surgir pequenas manchas avermelhadas, pequenas, no tronco e abdómen. Esta fase pode durar 7 a 10 dias, agravando-se o exantema com o calor, com o choro e após o sono. Raramente podem coexistir queixas de dores nas articulações. Não tem qualquer gravidade e o tratamento é apenas sintomático Atenção apenas ao contacto com grávidas, já que o Parvovirus pode ser uma causa de aborto ou malformações fetais.

DOENÇA DA MÃO-PÉ-BOCA

É causada por um vírus chamado Coxsachie, e caracteriza-se por febre que pode ser elevada, garganta inflamada, vesículas tipo aftas nas gengivas, língua, palato e lábios. Surgem também manchas vermelhas tipo pápulas (fazem saliência) formando mesmo vesículas, localizadas predominantemente nas mãos e pés, que podem confluir e dar aspecto de distribuição em luva e/ou meia. Também podem aparecer na zona das nádegas e coxas, aqui geralmente sem vesículas, só manchas.

Apesar de exuberante e de poder causar grande prostração pela febre elevada e mau estar, trata-se duma doença benigna e auto-limitada.



*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.