COMO SE PROTEGER DO FRIO E DAS GRIPES NO INVERNO

COMO SE PROTEGER DO FRIO E DAS GRIPES NO INVERNO

Sabe porque adoecemos mais no inverno? O que se passa com o nosso corpo quando estamos com uma constipação ou com uma gripe? Informe-se e proteja a face na estação mais fria para que possa vivê-la e aproveitá-la ao máximo. Siga os nossos conselhos de saúde, beleza e bem-estar. Não queremos ouvir ninguém a dizer que no inverno não sai de casa porque está sempre doente. Isso é que não pode ser.


No inverno as baixas temperaturas são um risco para a saúde e são, na verdade, responsáveis por muitas doenças. Digamos que são uma base “fantástica”. Descubra o que se passa no seu corpo, aprenda a proteger-se e atue, para que nada a pare.

Contra as tosses e os catarros

O frio, por si só, não produz catarros ou gripes, mas facilita o seu aparecimento! Como? Muito simples: a principal via de entrada das doenças respiratórias do inverno são as vias aéreas, e a primeira barreira defensiva está no sistema mucociliar. Este, através do muco e de uma capa de cílios, para as partículas estranhas que respiramos, como o pó e os germes, expulsando-os do organismo. Mas com o frio a sua eficácia é menor; os cílios movem-se mais lentamente e a expulsão retarda, permitindo a entrada dos germes. Para além disso, o frio reduz o fluxo de sangue ao nariz, diminuindo a presença de células do sistema imune.

Uma vez que os germes entram, dá-se início à incubação de dois a sete dias, com irritação e secura da mucosa, ardor de garganta, picadas no nariz, dor de cabeça e abatimento geral. Depois pode aparecer a febre, secreções nasais e da faringe, e a tosse.

A tosse produtiva

A tosse é um mecanismo de defesa para aliviar a garganta e as vias respiratórias superiores. A produtiva é aquela que produz secreção ou muco, expulsando-o do organismo. Para acabar com a tosse e destruir o muco, a melhor solução é um mucolítico: um composto com a capacidade de destruir as diferentes estruturas químico-físicas do muco.

Prevenir e cuidar

  • Abrigue-se bem e tape o nariz e a boca para cortar a entrada dos germes. O cachecol é o seu melhor amigo.
  • Vista roupas que evitem ao máximo a perda de calor, blusas e meias de lã, e várias camadas de roupa fina.
  • Utilize roupas resistentes ao vento e à humidade. Preste especial atenção à cabeça (gorro de lã, passa-montanhas, chapéu, cachecol), ao pés (calçado resistente à água) e mãos (luvas).
  • Evite o esgotamento físico: o frio esforça o coração. Se tiver de fazer um trabalho físico ao frio, deve ter cuidado.
  • Procure permanecer seca: a roupa molhada arrefece o corpo rapidamente.
  • Beba muita água, ajuda a diluir o muco e facilita a expetoração.
  • Utilize um vaporizador e evite fumar (e o fumo passivo).
  • Lave com frequência os dentes e as mãos.
  • Coma alimentos antioxidantes, com vitaminas, minerais e outros nutrientes que ajudam a reparar as células danificadas do corpo.


Mime a sua pele no inverno

Sabe o que o frio faz à sua pele? Provoca vasoconstrição nos capilares, que se contraem diminuindo a irrigação. Ou seja, não levam oxigénio e nutrientes suficientes às células da epiderme. Também se atrasa o ciclo da renovação celular e acumulam-se as células mortas, causando uma sensação de aperto e desconforto.

Olay Regenerist 3 Áreas de Cuidado Intensivo
Olay Regenerist 3 Áreas de Cuidado Intensivo
(115)

Olay Regenerist 3 Áreas de Cuidado Intensivo – Informação sobre o produto

Descubra agora!

Não deixe que sito aconteça à sua pele: no inverno precisa de ajuda para permanecer luminosa, sã e bonita. Pode favorecer o seu bem-estar utilizando séruns e cremes hidratantes, e aplicando doses extra de nutrientes através da sua alimentação e de máscaras nutritivas. As peles mais secas, finas e claras são as mais afetadas pelo frio, mas todas precisam de uma boa limpeza e hidratação.

A nova gama revigorante de Olay Regenerist 3 áreas ou Olay Regenerist Luminous, ambas com Tecnologia Energizante ativa para as células da pele, podem marcar uma diferença este inverno. Graças ao seu ritual em três passos, oferecem à pele tudo o que ela precisa:

  • Primeiro com uma boa limpeza, com o sei Sistema de Limpeza Facial Profissional, composto por uma escova 360 º que é seis vezes mais eficaz que uma limpeza manual normal, já que escova as impurezas deixando a pele suave, livre de imperfeições e preparada para receber tratamento.
  • Segundo, com um tratamento em sérum, que se aplica através de uma suave massagem e que penetra até às camadas mais profundas da pele.
  • Terceiro, com o creme hidratante, uma dose de energia que alimenta a saúde e a vitalidade das células, fazendo com que o seu bem-estar se reflita na sua beleza.

Com um uso continuado deste tratamento em três passos, vai notar que a sua pele não apenas resiste ao frio do inverno, como recupera uma aparência mais jovem e luminosa.


“E o meu cabelo? Preocupa-me a caspa”

Devido às temperaturas extremas durante os meses de inverno e aos contrastes de ar frio-húmido no exterior e seco-quente no interior, a caspa pode piorar. Ao fim e ao cabo o couro cabeludo é pele, e o que contámos anteriormente neste artigo também se lhe aplica.

Se não quer ter caspa no inverno pode fazer várias coisas para prevenir o seu aparecimento:

  • Evite usar produtos que possam causar irritação, como as lacas fortes ou géis.
  • Use chapéus não apertados, feitos de fibras que transpirem.
  • Não deixe de usar o seu champô anticaspa, e se não o utiliza normalmente saiba que no inverno se tiver um pouco de caspa deve começar a usá-lo imediatamente.

O ParaMim aconselha h&s, porque tem opções diferentes para cada necessidade, e todas elas deixam o cabelo até 100% livre de caspa*. E agora com uma fragrância mais irresistível! Já não tem de se preocupar com a caspa, com h&s tem tudo o que precisa. Citrus, Mentol, Apple Fresh, Prevenção de Queda Caída, Suave e sedoso… existem muitas opções. Para além disso, no fim, o seu cabelo fica livre de caspa, suave e mais maneável.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe um comentário. Talvez queira ler mais sobre Tónicos capilares, o mais recente para o cabelo.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes