Plantas curativas

Plantas curativas

Um jardim de ervas medicinais oferece muitas outras vantagens para além do bom aspeto, do sabor e de um bom cheirinho.


Abrótano (Artemisia abrotanum)
Esta erva aromática e amarga, melhora a digestão e a função hepática, reduz a febre, relaxa os espasmos e destrói as bactérias intestinais. Funciona também como um poderoso repelente de mosquitos – e se proteger o seu jardim de rosas com uma cerca de Abrótano irá repelir os besouros pretos e amarelos que comem as pétalas.

Losna (Artemisia afra)
Esta planta artemísia indígena alivia vários sintomas como a tosse, resfriados, febre, perda de apetite, cólicas, dores de cabeça e dores de ouvido. Ao mesmo tempo, é apropriada para destruir bactérias intestinais e parasitas da malária.

Dica: coloque folhas frescas nas narinas, para limpar as passagens nasais bloqueadas, ou dentro das meias, para evitar pés suados.

Absinto (Artemisia absinthium)
É usada internamente para tratamentos da vesícula, melhorando a digestão, estimulando o apetite e expulsando bactérias. Pode igualmente ser aplicada por via tópica em feridas e picadas. Não pode ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.

Estragão francês (Artemisia dracunculus)
As folhas desta planta aromática são cobiçadas na culinária, especialmente para dar sabor a pratos de frango e ovos, molhos, molhos de salada e mostarda. Estimula a digestão, ajuda na indigestão e expulsa bactérias em crianças. Externamente, é utilizada para o reumatismo e dor de dentes. Não pode ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Camomila (Matricaria recutita)
Planta asterácea que pode ser utilizada internamente para problemas digestivos nervosos, insónias, enjoos, dentição, cólicas e convulsões infantis. Externamente, use-a em feridas, queimaduras solares, queimaduras, hemorroidas. Funciona ainda como um agente emoliente e antialérgico em produtos cosméticos, e é um condicionador e aclarador de cabelo maravilhoso.

Matricária (Tanacetum parthenium)
As folhas desta planta têm uma função preventiva e anti-inflamatória para enxaquecas e artrites.

Confrei (Symphytum officinale)
Extremamente rica em cálcio e vitamina B 12. Aplicada em feridas elimina hematomas e o inchaço muito rapidamente.

Gerânio perfumado a rosas (Pelargonium graveolens)
Utilizada como um chá, é excelente para problemas relacionados com a pré-menstruação e com a menopausa. Funciona também nas amigdalites, náuseas e má circulação – e o chá sabe a rosas! Externamente, pode ser usada para a acne, hemorroidas, eczemas, contusões e micoses.

Dica: para o chá, coloque as folhas em água a ferver e use o suco perfumado para dar sabor a cremes, limonadas e gelados.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Adorei este artigo.

  • Reportar
Casa Margarida

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.