Pés perfeitos após o verão!

Pés perfeitos após o verão!

Durante o verão, a exposição ao Sol e mudança de calçado, pode provocar um ressecamento adicional dos pés e até algumas rachas. Por isso, é importante mimá-los enquanto dura o calor e dar-lhes um tratamento intensivo de cuidados antes de voltarmos a calçar as meias.


Depois do verão os seus pés precisam de tratamentos extra para entrar “em grande forma” no outono. Tome nota destas receitas de saúde! O seu bem-estar é muito importante e uma pequena dor pode tornar-se num verdadeiro calvário se não tiver cuidado. Acabe com os calos, a secura e os pés cansados! Ande com os pés perfeitos!

Tem os pés cansados?

Se os seus pés estão muito cansados e doridos depois de um dia em cima de saltos ou cunhas, ou porque os submeteu a uma grande caminhada, coloque-os de molho em água tépida com umas gotas de lavanda. Verá como em poucos minutos conseguirá um efeito relaxante. Existem loções especialmente indicadas para pés cansados, que refrescam e relaxam. Uma massagem suave com as mesmas, irá ajudá-la a deixá-los como novos. Tome o seu tempo e massaje bem o peito do pé, os dedos, um a um, o arco e o calcanhar.

Secura e durezas

A zona do calcanhar e o dedo gordo são as mais propensas a secar e é onde aparecem mais durezas. Submergir os pés em água quente durante 20 minutos, enquanto descontrai a ler um livro ou uma revista, é o melhor tratamento para estes problemas. Passado esse tempo, seque bem os pés e esfregue as áreas calosas com pedra-pomes. Para terminar, unte as mesmas áreas com vaselina, permitindo que a pele absorva bem, e massaje todo o pé com creme hidratante.

Pés com calos

Se tem tendência para calos nos pés, a primeira coisa a fazer é proteger a zona afetada com uma palmilha se usar sapatos complicados ou se tiver um evento que exija estar-se várias horas em pé. Como tratamento pode colocar os pés de molho em água com sal, mas não se esqueça que a melhor forma de acabar com este problema é procurar um podólogo que a possa ajudar a encontrar uma solução definitiva.

Espigões e fascite plantar

Se lhe doerem os calcanhares quando salta ou corre em terrenos duros, desinflame a zona, colocando os pés em água muito fria, com cubos de gelo, duas a três vezes por dia e descanse o máximo que puder.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Acha que pode ter apanhado um fungo?

Se verificar que aparecem zonas avermelhadas ou descamadas entre os seus dedos e se sente picadas e sensação de queimadura, pode ter apanhado um fungo. Veem-se à primeira vista e costumam aparecer por contágio ou por exposição a ambientes húmidos e quentes, como calçado fechado, duches e piscinas. O tratamento começa com uma boa higiene do pé, utilizando água e sabão, pelo menos duas vezes por dia e secando bem. Mude frequentemente de meias ou sapatos, para manter o pé seco. O seu médico decidirá se terá que fazer algum tratamento oral.

O sapato perfeito

O calçado serve para proteger o pé de temperaturas extremas, superfícies hostis, feridas e arranhões. Deve ser idealmente leve, flexível, resistente e transpirável. Os sapatos que não corresponderem a esta descrição podem danificar a estrutura do pé se forem usados durante muito tempo. Tente comprar sapatos sempre à tarde, quando o pé está mais inchado e prefira o conforto à moda.

Pés saudáveis

Para se poder orgulhar de uns pés saudáveis, é recomendável andar descalça para estimular o movimento, a flexibilidade e a circulação do sangue. Escolha o local e limpe-o bem para que não pise nada que lhe possa danificar a pele. A relva, a areia da praia e os tapetes são superfícies muito saudáveis.

É recomendável fazer no duche, pelo menos uma vez por semana, uma esfoliação com um creme adequado para eliminar a pele morta e quaisquer impurezas que se possam ter acumulado.
Uma pedicura semanal para cortar e corrigir as unhas, inclusivamente reparar o esmalte, também é necessária. Todos os outros tratamentos pode aplicá-los todas as vezes que quiser.

Gostou deste artigo? Deixe-nos o teu comentário! Talvez lhe interesse ler também Sapatos, compre-os com a cabeça.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes