ÓLEOS SAUDÁVEIS, DA CABEÇA AOS PÉS

ÓLEOS SAUDÁVEIS, DA CABEÇA AOS PÉS

Que alguns óleos possuem propriedades benéficas para curar, aliviar e proteger é algo que já se sabe desde a Antiguidade. Ao longo dos últimos anos, estes produtos, valiosos sob todas as suas formas, têm vindo a ser cada vez mais apreciados. Hoje em dia temos óleos para quase todas as partes do corpo, da cabeça aos pés. Entre os mais famosos, contam-se o de argão, jojoba, azeitona, amêndoa e coco.


Sabia que nem todos os óleos são iguais? No setor da cosmética existem três tipos de óleos: mineral, vegetal e essencial. Os óleos minerais são provenientes do mundo mineral, do petróleo e os óleos vegetais e essenciais vêm do mundo vegetal, ou seja, de plantas, flores ou frutos.

Óleos minerais, vegetais e essenciais

O problema é que os óleos minerais não nutrem a pele, não lhe proporcionam nada, a não ser criar uma barreira, uma camada que impede a pele de respirar e eliminar toxinas e isso, a longo prazo, acaba por ressequir a pele e dar origem a impurezas, borbulhas, etc. O óleo vegetal, em contrapartida, nutre a pele. Entre os mais conhecidos, contam-se o óleo de soja e o de azeitona. E, por fim, os óleos essenciais, substâncias que se encontram em diferentes tecidos vegetais. Os antigos alquimistas chamavam-lhes a "alma das plantas", uma vez que contêm inúmeros compostos químicos naturais, que podemos utilizar como remédio caseiro ou na aromaterapia e na cosmética. Vamos falar-lhe hoje dos nossos favoritos e das suas melhores utilizações.

Óleos provenientes das árvores e dos arbustos

A árvore de argânia ou argão marroquino dá uns frutos, cujas sementes são prensadas para produzir este óleo tão apreciado. Entre outras coisas, é comercializado como remédio para as unhas quebradiças e para tratar o cabelo e a pele seca. Diz-se também que regenera a pele, restaurando a sua suavidade e brilho e que cura queimaduras e eczemas.

O óleo de jojoba possui benefícios muito semelhantes, é emoliente, hidratante, antioxidante e calmante. Rico em proteínas, proporciona brilho à pele e restaura a vitalidade perdida da pele e do cabelo. Também se acredita que este óleo, extraído das sementes do arbusto de jojoba, acelera o crescimento do cabelo.

O óleo de amêndoa goza igualmente de grande prestígio. É suave e calmante e pode ser utilizado como desmaquilhante em vez do sabonete ou de outros produtos de limpeza para o rosto. Há também muitas mulheres que o utilizam para nutrir as pestanas durante a noite, já que se diz que acelera o seu crescimento e torna-as mais densas. Por outro lado, o óleo de amêndoa também é muito popular como óleo de massagem.

Um outro óleo muito conhecido é o óleo de coco. Sobre os seus benefícios muito se tem escrito, e isto porque pode ser utilizado como condicionador para o cabelo ou para a pele, e até mesmo para curar gretas nos pés. Dizem que deitar umas gotas na água do banho, faz com que a pele fique suave e brilhante.

Beleza na sua despensa

Se não pode gastar dinheiro nestes óleos, não fique triste: o azeite possui um longo historial como tratamento para as cutículas secas, cotovelos ásperos, pés e couro cabeludo secos. Diz-se que nas estações mais frias, o azeite é a melhor opção para proteger a pele e proporcionar-lhe elevadas doses de suavidade.

Quando for comprar um destes óleos, tenha em atenção se são secos ou gordos. Os óleos "secos" são de absorção mais rápida, mas os seus efeitos não são de longa duração. No entanto, os óleos gordos têm um efeito mais duradouro, mas demoram mais tempo a ser absorvidos pela pele. A melhor abordagem é escolher o óleo em função do seu tipo de pele: óleo "seco" para a pele oleosa e óleo "gordo" para a pele seca.

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário: qual é o seu óleo favorito?

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.