8 formas de cuidar de si no escritório

Oito dicas para sentir-se bem no seu trabalho

Estar sentada durante oito horas na mesma posição faz tão mal como estar todo esse tempo em pé. Deixamos aqui alguns conselhos para que possa passar o tempo no escritório fazendo também algo de bom pela sua saúde.


Sente que as horas passadas no seu local de trabalho são fisicamente penosas? Siga estes conselhos simples e sinta-se melhor, otimizando a sua qualidade de vida no escritório.

  1. Ilumine
    Assegure-se que existe uma iluminação adequada para trabalhar na sua mesa, para evitar a fadiga visual e ocular. Adquira um candeeiro de mesa, se necessário, pois com este simples gesto pode evitar dores de cabeça causadas pela tensão de estar forçando a vista durante tantas horas.
  2. Proteja as janelas
    Se tem janelas perto de si, evite que a luz seja refletida no ecrã do computador. Os escritórios geralmente têm cortinas ou persianas. Use-as. A ventilação e o controlo da temperatura também são fatores importantes, já que o calor ou frio excessivos são prejudiciais à sua saúde, podendo provocar contracturas e outros problemas.
  3. Eleve o portátil
    Trabalhar com um laptop, sem apoio, é um dos erros ergonómicos mais comuns e prejudiciais, porque somos obrigadas a forçar o pescoço e os ombros para a frente. Com o apoio adequado poderá elevar o computador ficando com a visão correta sobre o ecrã. Pense que, sentada em posição vertical e imaginando uma linha horizontal na sua frente, o ecrã deve estar cerca de 15° abaixo.
  4. Faça pausas
    As pausas são importantes para descansar física e psicologicamente durante o dia de trabalho, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Levante-se da cadeira, mexa-se um pouco e relaxe os músculos, descansando também os seus olhos, afastando-os do ecrã. Um bom truque é ter a impressora longe do computador, ou ir diretamente ao colega, em vez de lhe telefonar ou enviar um email. Desta forma, obriga-se a caminhar um bocado e a relaxar.
  5. Estique as pernas
    Deve haver espaço suficiente para que possa esticar bem as pernas debaixo da mesa que ocupa.
  6. A cadeira perfeita
    Antes de gastar dinheiro numa cadeira que não seja realmente boa para si, peça opinião a alguém que perceba do assunto. As principais características de uma cadeira ergonómica são:
    • É regulável na altura.
    • Tem um encosto inclinado que dá suporte às costas.
    • É acolchoada para evitar problemas de circulação.
    • Tem apoios para os braços acolchoados, para evitar que toda a tensão vá para os ombros.
  7. Arredondar as arestas das secretárias
    As arestas das mesas não devem ser afiladas mas sim arredondadas. Porquê? Por uma razão muito simples: se a zona dos pulsos/antebraço estiver pressionada contra uma aresta afilada, a compressão dos nervos pode originar um transtorno muscular. Também é aconselhável ter um bom tapete para o rato, daqueles com almofada incorporada.
  8. Em linha com o cotovelo
    Se está sentada na sua cadeira a escrever, a altura da mesa deve estar em consonância com o seu cotovelo. Se assim não for, ajuste a altura da cadeira ou da mesa, para que o seu cotovelo e antebraço descansem enquanto escreve, diminuindo a tensão nos seus ombros.
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