O ciclo menstrual e a ovulação

O ciclo menstrual e a ovulação

As dores – mais ou menos intensas -, o fluxo – mais ou menos abundante –, ou o ritmo – mais ou menos regular –, todas sabemos que existem, desde a nossa pré-adolescência. Contudo, muitas vezes, deparamo-nos com mulheres que não sabem muito bem explicar como funciona o período e o que é, na realidade, a ovulação.


O período
O ciclo menstrual começa a contar no primeiro dia do período. A sua duração varia de mulher para mulher, podendo ocorrer durante três a sete dias. Por sua vez, o ciclo menstrual (que também varia de mulher para mulher) tem uma duração entre os 23 e os 35 dias.

Os óvulos
A preparação dos óvulos maduros começa logo no início do ciclo, quando o cérebro recebe uma mensagem do organismo indicando que deve começar a produzir a hormona estimuladora dos folículos (cavidades nos ovários), onde se encontram os óvulos ainda no estado imaturo. Dá-se então início à produção de estrogénios que estão no seu nível mais baixo no primeiro dia do período.

Posteriormente, um dos óvulos amadurece e torna-se maior (ainda dentro do folículo), ao mesmo tempo que o aumento de estrogénios engrossa o revestimento interior do útero com sangue e nutrientes para que, em caso de gravidez, o óvulo que foi fertilizado possa crescer com os nutrientes necessários.

A ovulação
Finalmente o óvulo amadurece na sua totalidade (os estrogénios estão no seu auge!), liberta-se do folículo, et voilà... dá-se a ovulação. O óvulo (que sobrevive até 24 horas) dá então início a uma caminhada, movendo-se pela Trompa de Falópio até se anichar no útero.

Dica: os dias mais férteis são os que se situam entre os que conduzem à ovulação e o dia da própria ovulação. É neste período de tempo que existem maiores probabilidades de engravidar. Contudo, para uma maior precisão do seu período fértil, experimente o teste de ovulação da Clearblue. Há muita gente satisfeita!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

E depois da ovulação?
Nesta fase a hormona progesterona começa a ser produzida pelo folículo por forma a engrossar o revestimento interior do útero, preparando-o para um óvulo fertilizado.

- Se não houver fertilização: os níveis de progesterona e de estrogénio diminuem, pois não são necessárias. Sem a presença destas hormonas, o espesso revestimento interior do útero é expulso pelo organismo, dando-se início a um novo ciclo menstrual (no primeiro dia do período).

- Se houver fertilização: o óvulo fixa-se no revestimento interior do útero, que continua a ser mantido graças à produção incessante das hormonas. A hormona gonadotrofina coriónica humana é igualmente produzida até que, mais tarde, será a placenta (quando madura) a manter a gravidez.

Dica: deseja saber se está grávida com uma eficácia de 99% a partir do primeiro dia do perído? Utilize o Teste de gravidez Clearblue DIGITAL com indicador de conceção, que não só lhe diz se está gravida como também a informa de quantas semanas é a gravidez.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.