Conheça as mudanças que a primavera tem em si

CONHEÇA AS MUDANÇAS QUE A PRIMAVERA TEM EM SI

A primavera é um novo despertar, “a estação verde por excelência”, tudo volta a desabrochar, a crescer e a mudar de natureza. Nós também mudamos, não acha? Aprenda a reconhecer os efeitos que a primavera tem em si e prepare-se para apreciá-la.


As mudanças na natureza são muito fáceis de ver, muda o tempo, a paisagem, o comportamento dos animais… mas teremos consciência das mudanças que acontecem connosco? Na nossa vida também se sente o despertar: nas relações pessoais, no trabalho, na relação com os outros, há mais euforia e alegria. Sabe porquê?

Como qualquer outro animal do nosso planeta vivemos sob as influências e mudanças da natureza: a temperatura, a humidade, pressão atmosférica, precipitação e horas de sol, já que estes provocam um efeito no nosso organismo que altera a produção de algumas hormonas como a melatonina (uma hormona relacionada com as emoções, o apetite, as frequências de sonhos e da sexualidade, entre outras), afetando os nossos corpos. Sabendo-o, podemos antecipar-nos para promover a saúde. Talvez nunca tenha pensado (ou já), mas o certo é que diversas funções fisiológicas como o stresse, o bom ou mau humor, e a fertilidade, estão relacionadas com a quantidade de luz solar que recebemos!

A primavera é uma estação de vida. Há um aumento de horas de sol e da temperatura média, o clima muda várias vezes no mesmo dia deixando-nos “um pouco loucos”. O nosso corpo fica submetido a mudanças. Segundo os peritos, existem variações na tensão arterial, na frequência cardíaca e nos níveis hormonais. Vamos contar-lhe quais são!

Aparelho Cardiovascular

Cuidado com os aumentos bruscos de atividade física, a pressão arterial tende a baixar. Mantenha a sua casa fresca, beba muita água e coma bem. O gengibre é um grande aliado!

Aparelho reprodutor

Aumenta o desejo sexual e a fertilidade, o que leva a mais gestações, por isso se quiser engravidar… já sabe!

Sistema músculo-esquelético

Aumenta o nível de vitamina D, que ajuda a fixar cálcio aos ossos. Cuidado porque podem piorar quadros reumatológicos crónicos e ocorrem mais surtos de artrite, mas melhora a atividade muscular porque aumentam as horas de exercício! Se quiser melhorar o seu estado físico, a primavera está do seu lado. J

Pele

Há um aumento de sol, que por sua vez causa um aumento de radiação ultravioleta, por isso o seu tom de pele terá um aspeto mais saudável. Assim, tente usar um creme com proteção solar sempre que sair de casa (ainda que este seja um conselho válido para o ano todo), beba água e hidrate-se. Olay (https://www.paramim.com.pt/tag/olay) tem um creme ideal para cada mulher, descubra qual a sua gama favorita e proteja a sua pele com ela.

Cabelo

Nota-se uma maior queda de cabelo, ou este tão depressa está mais oleoso como está mais seco… mas não se preocupe, são as hormonas. Lave-o quando achar que é preciso e dê-lhe mimos com produtos que melhorem o seu aspeto e saúde, como Pantene. Há uma gama específica para cada necessidade, produtos de styling e tratamentos sem enxaguamento que ajudarão o seu cabelo a ficar mais bonito todos os dias. Aplique com cuidado e não fique demasiado preocupada.

Neurológico-Psiquiátrico

Aparece a fadiga primaveral, um quadro composto por sintomas psicológicos de tristeza e ânimo deprimido, cansaço, insónias e falta de força. Deve-se a uma discordância entre o aumento das horas de atividade e luz juntamente a uma resposta insuficiente do organismo a estas. Para a combater, tente nunca saltar o pequeno-almoço e faça refeições ligeiras ao jantar para que a digestão não interfira no sono. Mantenha horários regulares de sono e não se automedique.

Aparelho respiratório

É um dos mais afetados. Devido à explosão de plantas o ambiente fica carregado de pólen e as doenças alérgicas respiratórias disparam. Devido às mudanças de temperatura as gripes também são recorrentes. Primeiro, cuide do seu nariz. Irrigá-lo com uma solução salina vai ajudar a suavizar a mucosa e a limpar o pólen e o pó, aliviando espirros e corrimento nasal. Nós aconselhamos VAPOMAR Spray Nasal Hipertónico com água do mar.

Aparelho Digestivo

Há que prestar atenção às úlceras mas, no geral, com o boom da natureza aumenta também a possibilidade de comer frutas e verduras variadas da época. Aproveite e desfrute na cozinha com receitas que cuidem do seu corpo e mente!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe um comentário. Visite a nossa secção de Saúde e Bem-Estar.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Muito bom este artigo. Sucinto, fácil de reter a informação e fala de vários aspectos bastante comuns nesta nova estação - A Primavera.

  • Reportar

Dicas muito interessantes, artigo muito bom...

  • Reportar