MEDITAÇÃO PARA PRINCIPIANTES EM 5 PASSOS!

MEDITAÇÃO PARA PRINCIPIANTES EM 5 PASSOS!

Iniciar-se na meditação é uma excelente ideia, uma vez que a ajuda a viver mais relaxadas e calmas; mas o problema, muitas vezes, é ser difícil encontrar tempo para aprender a meditar e praticar esta técnica com continuidade. Nós ajudamo-la com 5 passos básicos!


Michael Attie, professor em Los Angeles e autor de muitos livros sobre meditação, deixa-nos aqui os seus conselhos para todas os que queiram iniciar-se na meditação. Para começar, diz, o mais importante é encontrar o método adequado para si, que seja simples, e não se lançar num em particular apenas porque sim. Na verdade, existem tantos estilos de meditação, quantas pessoas existem no mundo!

MEDITAÇÃO PARA PRINCIPIANTES, MICHAEL ATTIE, PROFESSOR DE MEDITAÇÃO

Com estes 5 passos simples como guia, poderá entrar no universo da meditação e aprender a praticá-la a qualquer hora e em qualquer lugar:

1. Sente-se em silêncio

Quando Attie começou a meditar, há já algumas décadas, sentava-se simplesmente em silêncio, no meio da natureza ou em casa, e tomava como ponto referência para se concentrar um objeto que fosse "belo": "Concentrarmo-nos numa flor, numa árvore ou em qualquer coisa que consideramos bonito, ajuda-nos a relaxar,” diz ele, "só por tomarmos consciência do mundo que nos rodeia já estamos a meditar". Por sua vez, Attie incentiva-nos a encontrar um motivo para começarmos a meditar: "pode ser a busca da paz, da felicidade ou do amor ", afirma.

2. Concentre-se na respiração

Coloque-se numa posição confortável, feche os olhos e siga mentalmente a sua respiração. Pode observar-se em silêncio a si mesma e repetir um mantra simples. Basta dizer para si própria: "estou aqui, preparada, calma, a meditar". Há muitos principiantes que ficam preocupados por estarem a fazer mal as coisas, porque a sua mente não para de "tagarelar", não conseguem deixá-la em branco, mas Attie assegura que é normal: "Volte trás e concentre-se na sua respiração; quando o fizer, os pensamentos que vêm à cabeça são mais superficiais, menos importantes". Ao fazer isto, uma e outra vez, em breve aprenderá a deixar a sua mente em branco e a relaxar: quanto mais praticar, menos esforço lhe custará!

3. Pratique com regularidade e persistência

Attie incentiva os seus aprendizes a praticar com regularidade e persistência: “continue sempre a praticar, mesmo que às vezes lhe pareça que está a ficar maluca", diz-nos. "Mas rapidamente irá interiorizar o mecanismo da meditação, tenha fé e não julgue." Também nos tranquiliza quanto ao tempo que devemos dedicar a praticar, uma vez que não importa quanto tempo medita, ou quando, desde que o faça. "Se à noite se sentir cansada, medite de manhã e se não puder sentar-se durante 20 minutos seguidos, sente-se várias vezes, mas durante menos tempo, 5 minutos, por exemplo".

Não se preocupe também com o local ou a preparação, pois não precisa de se sentar numa almofada, nem numa sala especial de meditação. "Pode meditar enquanto aguarda na sala de espera do médico ou à porta da escola dos seus filhos. Pode-se praticar em qualquer momento ou em qualquer lugar."

4. Junte-se a um grupo

Procure um Mestre ou ouça uma gravação que a ajude a meditar. "É mais fácil praticar com um grupo do que sozinha", diz Attie. "Experimente diferentes grupos até encontrar um de que goste. Também pode experimentar uma aula, com um professor, ou uma gravação de meditação guiada em casa. Investigue e escolha a opção que melhor se adapte a si."

5. Seja boa, consigo mesma e com os outros

Attie é da opinião que quando você é boa para si mesma e para os outros, já está no caminho da meditação. "A maneira como vive a sua vida é mais importante do que a prática da meditação", afirma. "Tem que agir o melhor possível." Por isso, já sabe: "faz o bem e não olhes a quem." Com uma atitude e um comportamento altruísta, estará a contribuir para promover a sua calma interior.

Agora que tem a técnica e sabe todas estas coisas, já não tem motivo para mais desculpas: sente-se, respire e medite. Comece o novo ano com novas vibrações!

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse saber mais como relaxar e sentir-se bem e, para isso, encontrará tudo o que procura na nossa secção Saúde e bem-estar.

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