Medicinas tradicionais

Medicinas tradicionais

Todas nós já recorremos a remédios caseiros para curarmos uma constipação, por exemplo. E a verdade é que a mistura do limão com o mel é tiro e queda! Esse é o mesmo caminho da medicina tradicional: responder aos nossos problemas de saúde através de várias terapias alternativas, umas com medicação à base de ervas, e outras até sem recorrer à medicação.


A medicina tradicional baseia-se em conhecimentos e práticas adquiridos com base noutras experiências e costumes provenientes de determinadas culturas, de modo a melhorar a saúde física e mental, bem como prevenir qualquer tipo de doença.

Acupunctura
Esta é talvez a medicina tradicional mais conhecida. De origem chinesa, a Acupunctura consiste em colocar agulhas em diferentes partes do corpo, de forma a melhorar a circulação do sangue e a, consequentemente, melhorar o estado de saúde. Essas agulhas são distribuídas estrategicamente pelo corpo, dependendo dos efeitos terapêuticos pretendidos.

Dica: apesar do medo que as agulhas podem causar, fique tranquila porque este tratamento é indolor. De qualquer maneira, se a fobia às agulhas for grande, pode sempre recorrer ao laser.

Homeopatia
Esta medicina alternativa olha para os sintomas como uma manifestação da doença e, por esse mesmo motivo, os remédios homeopáticos são preparados tendo em conta três princípios:

  1. Curar a doença com algo que se assemelhe à sua doença, ou seja, por exemplo, se os sintomas da sua constipação forem semelhantes aos de envenenamento por mercúrio, então o mercúrio deverá ser o seu remédio homeopático.
  2. A dose deve ser mínima e extremamente diluída na água.
  3. Só deve ser tomado um remédio, que deverá ser o curador de todos os sintomas.

Esta é uma das medicinas alternativas mais utilizadas em todo o mundo, especialmente na resolução de problemas ósseos e circulatórios, distúrbios digestivos e respiratórios, desequilíbrios emocionais e psicológicos. Contudo, a sua eficácia é frequentemente contestada pela comunidade médica.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Naturopatia
O corpo tem a capacidade de se curar, de se autorregenerar. É com base nesta premissa que esta medicina recorre a soluções naturais, como alimentos e plantas. A utilização de químicos no tratamento da patologia é negada, pois esta medicina faz-nos crer que a natureza oferece tudo o que necessitamos para estarmos num ótimo estado de saúde.

Dica: os problemas gastrointestinais e reumatismo revelam ter grandes melhorias devido à neuropatia.

Osteopatia De origem norte-americana, esta terapia recorre à massagem manual dos pacientes, de forma a diagnosticar e a tratar as suas patologias – a massagem atua sobre os músculos, órgãos, nervos, articulações e ligamentos.

Nesta terapia, os sintomas não são o foco principal pois o doente é considerado como um todo, contribuindo esta prática para o bem-estar geral (e não apenas de uma parte).

Dica: mais do que uma terapia alternativa, a osteopatia é uma terapia complementar, pelo que o doente deve ser sempre acompanhado por médicos ortopedistas, neurologistas (e pelo médico de família), para que garanta os melhores cuidados médicos.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes