Mãe: Tenha tempo para si própria

MÃE: TENHA TEMPO PARA SI PRÓPRIA

Para as mães, o amor e a satisfação que sentem quando vêem os seus filhos crescer é diferente de qualquer outra coisa. Contudo, todas sabemos que a maternidade é exigente, esmagadora e por vezes frustrante. Às vezes precisamos de algum tempo para nós mesmas, para recuperar forças, sem sentir uma pinga de culpa, não lhe parece?


“Para as mães é muito importante ter tempo para elas próprias”, diz Linda Okwor, mãe e profissional de fitness e nutrição. “Dá energia e faz-nos sentir bem, e isso é algo que ajuda a sua família.”

Bom para o seu bem-estar

Como profissional de fitness, Linda sabia que estar saudável era muito importante, até uma prioridade, depois de ter o seu bébé. “A gravidez é o maior trauma que o nosso corpo jamais vai experimentar”, diz ela, “é algo maravilhoso, mas muda e revoluciona absolutamente tudo”. Por isso, todos os dias, Linda faz um esforço para fazer exercício de forma regular e converte-o em “tempo para ela”, um tempo que desfruta e a ajuda a sentir-se melhor.

E não devemos esquecer a questão das hormonas, sobretudo na depressão pós-parto, o descontrolo hormonal pode causar emoções muito graves. Fazendo exercício ou dedicando-nos a atividades que nos façam sentir bem, estamos a favorecer mantê-las no seu sítio, controladas e contidas… como devem estar! Todas as mães, tenham filhos da idade que tiverem, têm que cuidar do seu bem-estar porque se não estão bem os seus filhos vão notar. E não há nada mais divertido do que uma mãe feliz.

O controlo emocional

Todas as mães têm que entender algumas coisas…

  • Somos humanos, os sentimentos de culpa e vergonha são normais: “Não está sozinha e não é uma má mãe, esqueça esses pensamentos!”
  • Desabafe… Fale com amigas que tenham passado pelo mesmo, junte-se a grupos. Contactar com os outros é muito útil e impede a sensação de isolamento que possa sentir algumas vezes.
  • Obrigue-se a sair, pelo menos, uma vez por mês, ficando com as suas amigas nalguns passeios, verá como terá um efeito positivo em si.
  • Diga o que sente, não engula. Se gosta de escrever, faça-o, se não, dance, grite ou cante… ficar agarrada a emoções pode causar stresse e fazer com que se sinta ainda pior.

Você também é uma das suas prioridades

Linda acredita que é essencial para as mães comprometerem-se consigo mesmas, com a sua saúde mental e física, e que descansem de vez em quando das atividades maternais do dia a dia. Estar com outras mulheres para ir ao teatro ou ao cinema, ou simplesmente falar, é algo muito benéfico, mas há sempre o pensamento… e quem cuida das crianças? Se o pai ou os avós não podem, pode sempre organizar com uma babysitter para ficar com todas as crianças numa ou duas casas. Assim pode desfrutar de uma tarde ou noite livre e terá tempo social de qualidade sem preocupações. E os seus filhos farão novos amigos!

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