Fortalecer o sistema imunitário

Fortalecer o sistema imunitário

No inverno, com o aumento do frio, da chuva e da humidade, temos (nós os adultos e, claro, as crianças) de proteger o nosso corpo, e em especial o sistema respiratório, que fica mais vulnerável aos agentes agressores.


Agora que o tempo frio e húmido chegou (e veio para ficar), fortaleça as suas defesas e evite passar um inverno cheio de gripes e constipações. Além disso, um sistema imunitário forte é fundamental para se proteger contra doenças mais graves, como a diabetes.

Alimentação rica em fruta e legumes
A dieta alimentar deve ser preenchida por este tipo de alimentos pois são extremamente ricos em vitaminas, proteínas, minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a manter as nossas células saudáveis. Evite as gorduras e os fritos, e coma mais peixe.

Dica: pode sempre recorrer à toma de suplementos de vitaminas (C, D e E) e ferro, que fortalecem o sistema imunológico e combatem as infeções.

Ingestão de água
É um clássico nos conselhos de saúde mas a verdade é que a água desempenha um papel fundamental na eliminação de toxinas (limpando o organismo), na proteção dos principais órgãos e na regulação da temperatura corporal.

Exercício bom!
Um pouco de exercício diário tem efeitos positivos não só a nível físico (reduz a tensão arterial, a gordura no corpo) como psicológico (deixa-nos mais leves, menos stressadas). O nosso corpo e a nossa mente “respiram” melhor e o nosso organismo e as nossas defesas agradecem.

Dica: quem faz desporto sabe que o descanso é fundamental para que o corpo recupere as forças. Uma noite bem dormida significa que o nosso corpo vai conseguir recuperar a sua função imunológica. Contágio simples

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No inverno, o frio e a humidade são o ambiente perfeito para a sobrevivência e propagação de vírus e bactérias. Por isso, lave sempre as mãos antes de comer (ou antes de preparar a comida), depois de ir à casa-de-banho ou de andar de transportes públicos.

Álcool e tabaco
Beba com moderação e não fume. O consumo destas substâncias prejudica o normal funcionamento das funções biológicas e diminui a capacidade de resposta do sistema imunitário.

Roupa para que te quero
Nesta altura do ano é normal vermos um bocadinho de Sol e deixarmos o casaco quente em casa. Nada mais errado: no inverno, roupa de inverno. Deixe as blusas de verão para os dias quentes, caso contrário... atchim!

Ah, é verdade: um cachecol é peça importante na proteção do frio na zona do pescoço mas há que ter algum cuidado. O pescoço fica muito quente (às vezes até transpirado) e só devemos destapá-lo em ambientes quentes.

Dica: as crianças e os mais velhos, em especial, devam andar sempre bem agasalhados. Ao mesmo tempo, devem evitar variações de temperaturas (sair do quente para o frio, por exemplo, sem estarem devidamente protegidas), que podem ter consequências negativas para a saúde.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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