exame-fisico-do-bebe-na-maternidade

O exame físico do bébé na maternidade

Quando o bebé nasce, o neonatologista presente na sala de partos faz uma avaliação sumária, mas o exame físico completo só é efectuado geralmente no dia seguinte, sempre que possível na presença dos pais. Depois da ansiedade própria da situação em que se asseguram que o bebé é “ perfeito” surgem muitas dúvidas relacionadas com situações que podem corresponder apenas a variantes do normal.


É geralmente durante este exame que se determina o comprimento e o perímetro cefálico do RN, e é preenchido o boletim de saúde infantil que é entregue aos pais.

Exame neurológico
É importante avaliar o tónus muscular do recém-nascido (RN), ou seja, a força dos seus músculos em repouso. Se eventualmente apresentar hipo ou hipertonia terá de ser valorizado no contexto do restante exame neurológico. Uma das formas de o fazer será colocando o bebé de barriga para baixo e perceber se ele fica muito pendente ou se pelo contrário tenta manter-se na horizontal.
O RN apresenta nos primeiros 2 a 3 meses de vida alguns reflexos chamados arcaicos que devem ser pesquisados pelo pediatra já que a sua ausência e/ou assimetria poderão ter algum significado patológico. Os principais são: o reflexo da sucção, já presente na vida intra-uterina, imprescindível para a sobrevivência do bebé; O reflexo dos pontos cardeais – o RN volta a cabeça para a mão que o estimula; o reflexo da marcha automática – o RN anda quando na posição de pé; o reflexo de Moro – quando se deixa cair subitamente a cabeça do RN ele faz um movimento de abraço, como que assustado, juntando os braços na linha média, junto ao peito, de modo simétrico; o reflexo da preensão palmar e plantar – fecha as mãos e flecte os dedos dos pés quando estimulado; o reflexo tónico cervical – o RN tenta segurar a cabeça quando sentado.

A pele
O exame geral da pele é particularmente importante. Geralmente o RN vem revestido de uma substância esbranquiçada, gordurosa – vernix. A coloração é geralmente muito rosada, ainda que as mãos e os pés estejam quase sempre arroxeadas (não adianta vestir o bebé com roupa em excesso, só fará com que ele fique incomodado). Também é habitual apresentar o corpo coberto por uma penugem, mais evidente no prematuro, a qual vai caindo após algumas semanas. É habitual a pele do bebé descamar ao fim de 1 a 2 semanas, em particular a nível do abdómen e dos membros. Basta apenas hidratá-la.
O eritema tóxico do RN é a situação mais frequente e mais benigna, que de tóxico só tem mesmo o nome, trata-se de uma adaptação da pele do bebé ao meio extra-uterino – são pequenas manchas vermelhas salientes que aparecem em várias partes do corpo e que desaparecem espontaneamente, geralmente ao fim de 1 a 2 semanas. Em muitos RN observam-se umas manchas de cor azulada, semelhantes a nódoas negras – chamadas manchas mongólicas (nada têm a ver com mongolismo, o seu nome deve-se ao facto de terem sido descritas inicialmente na raça mongol). Localizam-se mais frequentemente nas nádegas e região inferior das costas mas também podem surgir noutros locais. Desaparecem em regra ao longo dos 2 primeiros anos.
Os angiomas são manchas vermelhas que podemos descrever como sinais que surgem geralmente a nível das pálpebras, testa, nariz, lábio superior e na nuca. Aumentam com o choro, calor ou com o banho. Desaparecem geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Não têm qualquer significado patológico. Há outro tipo de angiomas, mais exuberantes, de cor vermelho escuro – manchas vinho do Porto, que geralmente não desaparecem. Os hemangiomas são sinais de cor vermelha, salientes que geralmente vão crescendo, tipo couve-flor, que têm geralmente uma evolução benigna, crescendo no primeiro ano de vida, mas com tendência a regredir, embora lentamente. No entanto, se localizados em zonas sujeitas a traumatismo (pelo risco de hemorragia) ou se apresentarem grande dimensão poderão ter eventualmente indicação para tratamento.
A milia corresponde a pequenos pontos brancos, quistos por provável estimulação hormonal, mais frequentes nas bochechas, asas do nariz e à volta dos lábios, mas também no céu-da-boca, gengivas, mamilos. Não necessitam de qualquer tratamento e desaparecem em poucos dias.
Chama-se icterícia à coloração amarelada da pele e das conjuntivas do bebé. Quando o bebé nasce há uma destruição das formas imaturas dos glóbulos vermelhos do bebé da qual resulta um pigmento chamado bilirrubina que será metabolizado pelo fígado e excretado na urina e nas fezes. Por vezes a imaturidade do fígado nos primeiros dias de vida não permite a eliminação total da bilirrubina e esta acumula-se no sangue e poderá ser tóxica para o sistema nervoso central se atingir níveis elevados. Ocorre geralmente pelo 2º ou 3º dia de vida, e se acentuada poderá ter indicação para tratamento – fototerapia que consiste num aparelho de raios ultravioletas que degrada directamente a bilirrubina em excesso. No entanto, a icterícia poderá ser patológica se surgir precocemente (nas primeiras 24 a 36 horas de vida) por causas diversas, o que deverá ser avaliado pelo pediatra.

Cabeça e pescoço

No meio da cabeça do RN (recém-nascido) existe uma zona mais mole, localizada entre o frontal e os parietais – a fontanela anterior, que encerra geralmente entre os 9 e os 24 meses de idade. Mais importante do que o seu encerramento precoce ou tardio, o que é relevante é a medição seriada do perímetro cefálico para podermos avaliar se o crescimento do crânio está a ser adequado. Por vezes a cabeça pode apresentar algumas deformações devidas a posições viciosas do bebé dentro do útero e que geralmente corrigem nos primeiros tempos de vida. No entanto, convém alertar os pais para a posição de deitar – barriga para cima e colocar a cabeça alternadamente para cada lado, a fim de ir moldando a cabeça. Raramente pode acontecer ter de fazer fisioterapia. Acontece mais nos casos em que o RN apresenta um hematoma do músculo do pescoço geralmente por parto por fórceps ou ventosa. Também neste tipo de partos pode verificar-se altos moles – cafalohematomas - que correspondem a bolsas de sangue acumulado nas camadas externas dos ossos.
Uma das situações que pode ocorrer durante o trabalho de parto, em particular se este foi traumático ou se o bebé estava mal posicionado, é a fractura da clavícula, que não tem qualquer problema desde que não tenha havido estiramento do plexo nervoso do membro respectivo. Evolui geralmente para a formação do calo ósseo, sendo frequente ser diagnosticada só nesta altura.

Olhos
Os olhos do RN geralmente são acinzentados, reagindo ao estímulo luminoso com contracção da pupila que deve ser simétrica. A visão do RN é muito imatura, melhorando lentamente ao longo dos primeiros meses. É normal apresentar estrabismo nos primeiros meses por incapacidade de fazer a convergência. O RN não tem lágrimas nas primeiras semanas, pelo que são relativamente frequentes a acumulação de ramelas ao canto do olho, que poderá implicar a colocação de uma pomada antibiótica. No entanto, há bebés que nascem com o canal lacrimal parcialmente obstruído, pelo que esse olho irá apresentar lacrimejo constante e secreção amarelada. Geralmente com o crescimento da face e com uma massagem várias vezes ao dia com o dedo mindinho ao canto do olho acaba por passar, ainda que após vários meses.

Nariz
Os bebés são respiradores nasais, pelo que quando têm o nariz entupido ficam um pouco aflitos para respirar e para mamar. As suas narinas são mínimas pelo que se estiverem obstruídas com secreções é fundamental a sua limpeza para o seu bem-estar. Pode colocar soro fisiológico várias vezes ao dia, se necessário antes de cada mamada, removendo as secreções com a ajuda de uma compressa, evitando tanto quanto possível os aspiradores que acabam por sugar a mucosa nasal podendo ter efeito contrário por provocar uma reacção inflamatória.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Orelhas
É importante verificar a permeabilidade dos canais auriculares. Os pavilhões auriculares são geralmente moles, não devendo ser utilizados cotonetes para remover a cera, estes empurram-na ainda mais para o interior. Deve limpar o pavilhão auricular após o banho com a ajuda da ponta da toalha.

Boca
Situação muito habitual é a existência de pequenos quistos brancos no céu-da-boca e nas gengivas que desaparecem com o tempo. Raramente pode acontecer o RN apresentar dentes já ao nascer, geralmente de consistência mole e fibrosa. Ainda que não tenham qualquer problema, devem ser retirados pelo risco de se poderem soltar e ser aspirado. Outra situação frequente é o freio da língua curto, que só implica a sua secção se prejudicar os movimentos da língua e consequentemente a amamentação.
Actualmente e graças ao diagnóstico pré-natal são raras as situações de fenda palatina – ausência de céu-da-boca, ou de lábio leporino – parte do lábio não encerrada. São situações que felizmente têm cura cirúrgica.

Tórax
É também durante a triagem que o pediatra faz a auscultação cardíaca e pulmonar do RN. Nas primeiras horas de vida há uma adaptação da circulação sanguínea ao meio extra-uterino, sendo frequente auscultarem-se sopros que desaparecem ao fim dos primeiros dias de vida. As características do sopro permitem valorizar ou não a sua importância. Também é frequente os bebés apresentarem nos primeiros dias de vida um engurgitamento mamário podendo raramente verificar-se secreção de leite. Nunca se deve espremer pelo risco de infecção, trata-se de uma situação que passa sem qualquer tratamento. Também pode acontecer apresentar sinais abaixo do mamilo, idênticos ao mamilo – correspondem aos chamados mamilos acessórios.

Abdómen
O abdómen do RN é geralmente globoso e distendido, sobretudo após a mamada. Durante o exame o pediatra avalia se existem eventuais aumentos das dimensões do fígado e do baço, qual o aspecto do umbigo, nomeadamente se existem sinais inflamatórios (os cuidados com a higiene serão referidos quando abordarmos o tema do banho). Durante a observação poderá acontecer aparecer uma saliência na linha média, acima do umbigo – são as chamadas hérnias da linha branca que resultam da falta de junção dos músculos rectos. Os pais deverão ser esclarecidos de que se trata de uma situação benigna e transitória que desaparece com o crescimento. Também pode apresentar uma hérnia umbilical, a qual não tem qualquer problema para além do aspecto estético. A grande maioria desaparece nos primeiros anos de vida, só tendo indicação operatória pela idade escolar se ainda persistir. O mesmo não se pode dizer das hérnias inguinais pelo risco de poderem estrangular – estas têm indicação operatória.

Costas
Na observação do RN é importante verificar a integridade da coluna nomeadamente se existem buraquinhos ou fossetas que podem indicar que existe uma comunicação com a medula.

Órgãos genitais
Nos rapazes deve-se avaliar a presença dos testículos nas bolsas - a sua ausência após o primeiro ano de vida implica observação pelo cirurgião pediátrico. As bolsas escrotais podem também apresentar-se volumosas e tensas. A sua observação com uma luz encostada à pele e às escuras pode revelar a presença de líquido – hidrocelo, que geralmente é reabsorvido nos primeiros meses. No entanto, em caso de dúvida convém pedir uma ecografia para confirmar se se trata de líquido ou de uma hérnia. É normal os rapazes apresentarem a chamada fimose fisiológica -. A ponta da pilinha apertada. Ao contrário do que era aconselhado antigamente, não se deve arregaçar porque podemos causar fissuras da pele dolorosas para o bebé e que podem essas sim evitar que a pele possa vir para trás. Há também que verificar a posição da uretra – se está centrada, já que há bebés em que esta abre mais abaixo – hipospádia, ou acima – epispádia, o que implica referenciar para uma consulta de cirurgia. Nas raparigas pode ocorrer a saída de um corrimento tipo muco ou mais raramente sanguinolento, que é normal e transitório. Os pequenos lábios podem estar colados, geralmente descolam espontaneamente nos primeiros dias de vida.

Na próxima semana falaremos da higiene do RN e dos cuidados prestados habitualmente na maternidade.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.