Evitar insónias - Bem Estar | Paramim

Evitar as insónias

Truques simples que a farão evitar insónias, desde a alimentação à prática de exercício, só boas sugestões a pensar nas suas noites bem dormidas.


Alimentação equilibrada
Uma dieta saudável só traz vantagens e até isso influencia a qualidade do nosso sono. Evite ir para a cama de barriga cheia porque o processo da digestão pode interferir negativamente. Outros hábitos, como o consumo de café e de álcool, devem ser eliminados, especialmente a partir da tarde.

Ande na linha
Não é possível termos um sono descansado se não cumprirmos algumas regras básicas:

  • Deite-se e acorde sempre às mesmas horas, mesmo durante o fim de semana. O facto de dormir muitas horas num sábado, por exemplo, não compensa as poucas que dormiu no dia anterior.
  • Opte por tarefas relaxantes antes de se deitar: ler um livro ou uma revista, ouvir música calma ou simplesmente conversar tranquilamente é o ideal. Esqueça por completo a televisão e o computador, que servem apenas para nos despertar ainda mais.
  • Não vá para a cama se não tiver sono. Vai andar às voltas no colchão e ficar ansiosa pelo que adormecer vai parecer-lhe impossível. Procure relaxar com uma das tarefas do ponto anterior.

Canse o corpo... sim! Canse o corpo!
Sabia que a prática de desporto ajuda-nos a ter um sono mais descansado? Além das óbvias vantagens a nível de bem-estar, ao praticar desporto o seu corpo vai ficar mais cansado e relaxado, especialmente se o fizer ao final da tarde.

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Mente sã
Tentar adormecer juntamente com os nossos problemas do dia a dia é proibido. Não é no vale dos lençóis que encontraremos a solução para os nossos problemas. Por isso é que se costuma dizer que a cama... é para dormir!

Dica: se quiser pensar em algo de profundo, limite-se a contar ovelhinhas. É simples e muitas vezes resulta.

Profissional do sono
Quando as insónias se tornam num grave problema sem solução aparente, o melhor é recorrermos a um especialista. De facto, se o problema em dormir se mantém, consulte um terapeuta do sono e aconselhe-se com ele.

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