Escute o seu coração!

ESCUTE O SEU CORAÇÃO!

Nunca lhe disseram “pensa com a cabeça e não com o coração”? Achamos sempre que o coração está para os sentimentos e a cabeça para a razão e decisão, mas nem sempre é assim. Abordemos então esta crença tão comum. Pode ser que se surpreenda!


O coração não é apenas uma bomba de sangue, é um computador que utiliza, entende e avalia. No coração existem neurónios!

Ao contrário do que pensámos durante muitos anos, um grupo de neurocientistas descobriu que 65% do coração é constituído por células nervosas idênticos às do cérebro. Portanto, trabalham da mesma forma, monitorizando e mantendo o controlo dos processos como uma conexão direta entre o coração e as estruturas cognitivas emocionais do cérebro.

Ou seja, todas as sensações, conhecimentos ou sentimentos são recebidos primeiro no coração e transmitidos de imediato  para o cérebro. Por outras palavras, é possível pensar com o coração!

Curiosamente, o famoso rei Salomão talvez soubesse disto quando declarou: "Como um homem pensa no seu coração, assim ele é". Certamente reparou que ele disse no seu "coração", e não na sua mente. Literalmente isto significa que é um órgão sensorial e faz parte do sistema de resposta emocional que lhe permite expressar emoções.

Há magia no seu coração
Escute o seu coração. A cabeça pode conhecer os factos, mas o coração sabe a verdade. Conquiste sua cabeça, e deixe levar-se pelo seu coração, porque quando estão os dois em harmonia poderá interagir com o mundo com maior empatia. Vivemos em tempos de stresse e confusão, e para prosperar neste mundo em rápida mudança, temos de ser emocionalmente fortes.

Repare, o nosso coração proporciona-nos quatro capacidades de resposta diferentes:

  • Flexibilidade emocional: é a capacidade de permanecer com a mente aberta e não na defensiva, numa vida cheia de momentos competitivos. Esta postura vai ajudá-la a “convocar” emoções positivas, como o humor. Garante assim o equilíbrio emocional, preservando a sua criatividade e a capacidade para resolver problemas.
  • Capacidade de resposta emocional: é a capacidade de estar plenamente viva no presente, sendo você mesma de forma mais positiva e construtiva, podendo participar plenamente do e no momento.
  • Força emocional: é a capacidade de reunir altos níveis de força emocional positiva nos momentos mais stressantes, para sair dos problemas, superar as tormentas, podendo resistir a todos os obstáculos. 
  • Capacidade de recuperação emocional: é a capacidade de recuperar-se emocionalmente de um duro golpe, uma ruptura, uma perda, etc. Somos capazes de sobreviver a tragédias sentimentais, aceitando-as, gerindo-as e deixando-as para trás.

Onde há uma vontade, há um caminho, e o de amar e pensar com o coração é uma excelente opção. Temos de aprender a confiar na intuição e reconhecer a verdadeira origem das nossas reações emocionais. A partir de agora escute mais o seu coração e desfrute de uma vida plena.

Gostou deste artigo? Dê-nos o seu “Gosto” ou deixe-nos o seu comentário! Talvez lhe interesse ler também Ajuda a prevenir a queda de cabelo e Saúde oral e saúde geral

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes