ervas aromáticas para dar sabor na culinária

COMO USAR ERVAS AROMÁTICAS PARA DAR SABOR

Cozinhar com sal? Esqueça! Em vez do sal vá ao seu jardim aromático e apanhe ervas frescas. As ervas são uma maneira fantástica e nutritiva de juntar sabores interessantes à alimentação, e além disso são uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes, ideais para as dietas baixas em sal!


As ervas aromáticas têm sido usadas durante séculos, tanto na comida como na medicina, e são práticas e fáceis de manter, mesmo na mais pequena das casas e jardins. Aqui tem um resumo das mais saudáveis para esta primavera!

Salsa

Se gosta de salsa italiana de folha plana, com o seu forte sabor e a sua capacidade para suportar o calor, ou a salsa crespa, com o seu sabor mais suave e uma vida mais longa, fantástico. A salsa é uma erva que nos permite apreciar os sabores de outros ingredientes.

Esta erva de cor verde brilhante é também uma fonte maravilhosa de nutrientes. É rica em clorofila, vitamina C e ferro. A clorofila ajuda a metabolizar o oxigénio, dando à salsa a capacidade de absorver odores. Por esta razão, é frequentemente utilizada como um neutralizador! É também um bom diurético, ajuda a aliviar a indigestão e a limpar o sangue.

O seu segredo: juntar no fim da confeção ou antes de servir.

Coentros

Esta erva saborosa é um potente desintoxicante que expulsa os metais pesados, como o mercúrio e chumbo, dos tecidos adiposos (incluindo o cérebro e o sistema nervoso) para fora do corpo. Os coentros também ajudam a estimular o apetite e aliviam as flatulências e náuseas. Adicione a sopas, saladas, frituras e molhos para alinhavar um sabor perfumado floral.

Orégãos

É um forte antibacteriano, antiviral e antifúngico. A palavra “orégão” significa “alegria da montanha” em grego – um nome adequado para esta deliciosa erva. Em saladas ou molhos de tomate, na pizza ou massas, até sobre o pão de alho, ajudará a dar uma força extra ao seu sistema imunológico nesta primavera.

Salva

Com a sua natureza estimulante e as suas propriedades depurativas, ajudará a aliviar as dores de cabeça, os dentes escurecidos, o mau hálito e até mesmo a diminuição da libido e sintomas da menopausa. Os compostos ativos da salva também ajudam na digestão de carnes gordas.

Assenta muito bem com carne de porco, tamboril, pato, e é um ingrediente popular em salsichas, kebabs e recheios.

Lúcia-lima

É frequentemente utilizada como um remédio para retenção de líquidos, esgotamento, depressão e ansiedade. Experimente juntá-la a um chá gelado. Misture uma combinação de Earl Grey, chá de Rooibos e lúcia-lima como base, depois ferva um pouco de leite de amêndoa, açúcar de coco e baunilha e congele a mistura numa cuvete de gelo. Quando tiver a base do seu chá (com a primeira mistura), junte os cubos, meta tudo na liquidificadora e nunca mais se vai queixar dos dias de calor, irá gostar imenso!

Flores de borragem

É uma excelente fonte de ómega 6, que ajudará a regular as hormonas e a baixa pressão arterial. As suas flores podem ser utilizadas como elementos decorativos em sobremesas, bolos e saladas.

Louro

Atuando como um narcótico e sedativo, acredita-se que promove a saúde e a felicidade. Tem um sabor forte, quase amargo e picante. As folhas secas são frequentemente adicionadas a sopas e guisados, assim como a estufados de carne e frango para dar um subtil aroma e sabor. Uma folha de louro inteira é tudo o que precisa para uma panela média de sopa ou guisado. Lembre-se de a tirar antes de servir.

Manjericão

Manjericão doce não é apenas uma das mais importantes ervas aromáticas para culinária; também é excelente para estimular a digestão e acalmar os nervos. Manjericão fresco é comummente utilizado em França e Itália para fazer pesto e outros pratos à base de tomate. Também pode ser utilizado seco (tendo um sabor mais pungente) nas saladas ou como um ingrediente de pizza.

Azedinha

Esta erva é rica em vitamina C, e atua como um purificador para a pele e sangue. Tem um sabor forte e é melhor utilizada fresca. Experimente com ovos ou peixe a vapor, é um condimento genial para as sopas de verão, com cebolinha, alho francês ou caldo de galinha. Também se pode juntar a algo frutado como nectarinas. Contem ácido oxálico e deve ser utilizada com precaução se tem problemas nos rins ou nas articulações e ossos.

Hortelã

O mentol dá-lhe o seu caráter fresco e ajuda a reduzir o inchaço, espasmos e náuseas. É estimulante para o corpo e mente! Pode utilizá-la em molhos e geleias para complementar um cordeiro assado; ou esmagar e servir no seu gin favorito.

Erva-príncipe

Tem um delicioso sabor a limão muito característico da cozinha do sul da Ásia. Ajuda a aumentar a transpiração, alivia as cãibras musculares e dores de estômago. Pode adicionar esta erva às suas sopas para conseguir um sabor cítrico picante e doce; ou infundir com mel e juntar a mistura a sobremesas ou batidos.

Urtiga

A urtiga é uma boa escolha se está a tentar perder peso. Estimula os movimentos intestinais, aumenta a função da tiroide e limpa o sangue, também pode ajudar a reduzir a inflamação e as alergias. Beba esta erva como chá de manhã (ou cada vez que necessite) e experimente cozinhá-la alternativamente como se fossem espinafres, com sal, pimenta e um pouco de limão para dar mais sabor.

Sabe o que é Kokedama?

É uma forma moderna de cultivar ervas aromáticas em casa. Uma técnica japonesa, bonita e prática, graças ao crescimento cómodo das plantas numa bola de argila coberta de musgo, que se mantém unida por cordas! São regadas por imersão e requerem fertilizantes e muita luz! Além disso são decorativas… pode suspendê-las a partir do teto!

Como armazenar as ervas

As ervas têm uma vida útil curta depois de serem colhidas, por isso é melhor ter o seu próprio jardim e apanhá-las quando precisar. Quanto mais frescas são, mais nutrientes e sabores contêm. Para as armazenar, o melhor é envolvê-las numa toalha de papel húmido e colocá-las num saco de plástico cheio de ar. Conservam-se melhor com os seus caules em água e oxigénio. Para reanimar ervas flácidas, corte os caules e coloque-as em gelo durante um par de horas.

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As ervas aromáticas são indispensáveis na minha cozinha, e colhidas no momento em que as utilizo, para usufruir do melhor benefício para o palato e para a saúde que elas nos proporcionam.

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Cá em casa somos adeptos das ervas e os pratos ficam muito mais saborosos!

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