Dicas e vantagens em deixar de fumar (Dia Mundial Sem Tabaco)

Dicas e vantagens em deixar de fumar (Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio)

No Dia Mundial Sem Tabaco, vamos conhecer umas dicas e vantagens em deixar de fumar, e celebrar aqueles que já deixaram este vício.


Eu nunca fui fumadora. Mas convivi com um fumador durante muitos anos: o meu pai. Durante cerca de 50 anos, o meu pai foi fumador. Começou aos 13 – ainda longe, muito longe de perceber ou de se saberem os verdadeiros malefícios do tabaco.

Eu, que nunca nutri nenhum tipo de interesse por tal hábito, muitas vezes insisti para que ele deixasse de fumar. Por causa dos problemas de saúde, por causa das diferentes formas de cancro, por causa dos fumadores passivos, por causa do dinheiro “queimado”… Mas demorou mais de 50 anos para que ele finalmente deixasse de fumar, algo que, em última análise dependeu apenas da vontade do próprio. Se um fumador de mais de 50 anos consegue deixar de fumar, eu acredito que qualquer pessoa, desde que queira, consegue deixar de fumar.

Neste tema de deixar de fumar, toda a gente gosta de dar palpites: “experimenta os pensos de nicotina, ou as pastilhas”; “Masca uma pastilha elástica em vez de colocares um cigarro na boca”; “Pensa no dinheiro que consegues poupar no final do mês”; “Pensa na qualidade de vida que vais ganhar”. Mas no final tudo de resume à vontade de cada um em deixar de fumar. Pode ser difícil, acredito, mas até nos centros de saúde existem consultas de apoio específicas para quem necessita de ajuda para deixar este hábito. Talvez este seja um bom ponto de partida: querer deixar de fumar e procurar ajuda.

As vantagens de deixar de fumar? Acho que são mais que muitas. Na saúde, principalmente, com o aumento da esperança de vida, e com a diminuição do risco de AVC, de problemas cardíacos, e de cancros diversos. Aumentar a capacidade respiratória, melhorar o gosto e o olfato e poder tirar maior partido do que comemos, são outras das vantagens. Finalmente, é um grande atrativo para o “bolso”. Um fumador que fume um maço de tabaco por dia pode, num ano, poupar perto de 1500€. Multipliquem agora esse valor pelos anos que fumam e podem imaginar o pé de meia entretanto “queimado”.

Quem deixa de fumar, deixa de ter de ir para a rua ou para a varanda, num dia chuvoso. Deixa de ter de sair de casa ou do trabalho a correr porque se esqueceu de comprar tabaco, e deixa de ter a casa cheia de cinzeiros mal cheirosos, cheios de piriscas.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Tudo em si deixará de ter aquele cheiro pungente a tabaco e passará a cheirar melhor. Além disso, será uma melhor companhia para aqueles que, à sua volta, não fumam, e não gostam particularmente do cheiro que têm as pessoas que o fazem…

Dá para ver que eu não sou fã do tabaco. O cheiro incomoda-me. Foi por isso que gostei muito quando se deixou de poder fumar em espaços fechados. Gostei porque deixei de ser incomodada com o fumo dos outros, principalmente em restaurantes e cafés.

E fico feliz por haver o dia Mundial Sem Tabaco! Que visa alertar para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas do tabagismo passivo. Porque não podemos, nem devemos, proibir ninguém de fumar, mas também não nos deve ser imposto o fumo dos outros!

A 31 de maio vamos também aproveitar para celebrar com todos os que não fumam, mas principalmente por pessoas como o meu pai, que conseguiram deixar de fumar!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

CALVES

CALVES

Reportado

Deixei de fumar no dia 12/03/2013 Deixei de um dia para o outro, sem pensos nem terapias nem nada...só mesmo força de vontade ou teimosia :) Esta já é a 3ª vez e como á 3ª é de vez, nunca mais vou sequer dar uma "passinha" porque depois disso vem um cigarrinho depois da refeição, e depois é só ao fim de semana e pronto... "borra-se a pintura toda" Parabéns a quem conseguiu deixar e muita força para quem pensa faze-lo :)

  • Reportar

Fez ontem 1 mês que deixei de fumar a pedido dos meus filhos. Tenho 50 anos fumava desde os 18 anos, foram muitos anos, mesmo quando estive grávida, diminuí mas não consegui parar. Tem sido relativamente fácil com a ajuda dos adesivos, se soubesse que era assim, já teria parado mais cedo. A familia também ajuda mas sobretudo tomada a opção, manter o rumo.

  • Reportar
MChagas

MChagas

Reportado

Faz 3 anos dia 23 de agosto, que tive a coragem e a força para deixar. Foram 20 anos! Aprendi que não se deve dizer "nunca" e aprendi a respeitar o vício, que normalmente é mais forte se vacilarmos por uma vez que seja... Sinto-me saudável e limpa :)

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.