Cuidados com o calor

Cuidados com o calor

Finalmente o Verão está à porta!!! E como é natural, cabe ao pediatra esclarecer os pais quanto aos cuidados a ter nesta época do ano.“ O meu filho pode ir à praia? A que horas e durante quanto tempo? Qual o creme protetor que devo usar?”. Estas são as questões que muitos pais colocam.


Todos precisamos de Sol, é importante para a absorção de cálcio através da síntese da vitamina D, a qual é fundamental para o processo de mineralização óssea e consequentemente para o crescimento. No entanto, para este processo basta que a criança apanhe sol nas zonas habitualmente mais expostas – braços, face e pernas – durante dez a quinze minutos, duas a três vezes por semana.

Para além da luz e do calor, o Sol emite radiações ultravioletas, as quais vão actuar a nível dos melanócitos da pele (células que produzem a melanina), a qual é responsável pelo tom bronzeado com que ficamos quando expostos à luz solar. Com as variações climáticas e com as alterações na camada de ozono, que evita a passagem dos raios ultravioletas, o perigo da exposição directa aos raios solares é cada vez maior, com todas as complicações que daí possam resultar, quer imediatas – queimaduras, desidratação- quer a longo prazo – envelhecimento cutâneo, cancro, entre outras.

Atendendo a que as crianças têm uma pele mais sensível e passam mais tempo ao ar livre, a protecção na infância deverá ser cuidadosa, tanto mais que os efeitos são cumulativos a longo prazo. Se pensarmos que cerca de 80% da nossa exposição ao Sol ocorre nas primeiras 2 décadas de vida, há que tomar as devidas precauções.

Quais os cuidados a ter na praia?

Devemos evitar que a criança com menos de 6 meses esteja exposta à acção directa dos raios solares e se tiver menos de 1 ano não deverá sair da sombra. As crianças não devem permanecer na praia nas horas de maior incidência das radiações e do calor, ou seja entre as 11 e as 17 horas, e devem usar chapéu com abas para proteger a face. Nas crianças mais velhas são óptimos os bonés, mas com a pala virada para a frente e não para a nuca!

Quanto ao uso de óculos de sol, depende muito da intensidade da luz solar bem como do índice de radiações UV. Se este não for muito elevado, basta por vezes o chapéu com aba larga. Quando se trata de um índice mais elevado ou se torna difícil manter a criança à sombra, será útil a proteção dos olhos com óculos de sol, principalmente se a criança manifesta desconforto com a luminosidade. Atenção que estes deverão ser de qualidade, tendo lentes com proteção contra radiações UVA e UVB na ordem dos 90 a 100%. Não basta terem lentes escuras! Adicionalmente, nos primeiros dias de praia e enquanto brincam na areia, as crianças devem usar uma camisola de algodão fresca e larga.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Qual o creme protector a aplicar?

Existem múltiplos cremes protectores à venda, pelo que os pais podem ficar confusos com tanta oferta. O protector a utilizar deverá ser sempre eficaz contra raios UVA e UVB, e na criança mais pequena (sobretudo com menos de 2 anos) deverá ser recomendado um creme mineral, atendendo a que os factores químicos poderão ser mais facilmente absorvidos pela pele e desconhece-se qual a capacidade do lactente para a sua degradação e eliminação.
No lactente devemos recomendar um factor de protecção elevado (50+) e na criança mais velha pelo menos um creme com fator de proteção no mínimo de 15, mas não devemos esquecer que é muito importante o seu uso repetido- idealmente de duas em duas horas! O grau de proteção refere-se apenas ao tempo que a criança poderá ficar exposta ao Sol sem repetir a aplicação do creme. Também devemos ter em conta que se a criança está muito tempo no banho, o creme deverá ser à prova de água e a repetição mais frequente. Idealmente o creme deve ser aplicado antes de sair de casa, não esquecendo as zonas menos expostas tais como as mãos, os pés, as orelhas, o nariz, o pescoço. Oferecer frequentemente água para evitar a desidratação, evitando os líquidos doces e gaseificados são também cuidados importantes a ter na praia.

Não esquecer que nos dias nublados, os cuidados devem ser os mesmos uma vez que as nuvens deixam passar mais de 80% das radiações.
Como é evidente todos estes cuidados são também válidos para a criança que vai brincar para o ar livre e que fica exposta aos mesmos perigos.

De tudo o que foi dito, podemos concluir que há que ter bom censo e cumprir os cuidados básicos para evitar os malefícios a curto e a longo prazo da exposição ao Sol, sem medo de poder desfrutar duma das melhores coisas de que dispomos – Sol e praia!!

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.