Crianças ativas, crianças saudáveis

Crianças ativas, crianças saudáveis

A minha participação neste projeto do Para mim tem como objetivo esclarecer algumas questões práticas no âmbito da saúde infantil. O tema de cada artigo será divulgado na semana anterior à sua publicação, de modo a que as leitoras nos enviem algumas questões que possamos abordar no artigo seguinte.


Esta semana vou falar sobre a prática do desporto, que é cada vez mais importante na vida das nossas crianças. A obesidade infantil, para a qual contribuem fatores genéticos, alimentares e sociais, é o flagelo do século XXI, com todas as complicações futuras que dai possam surgir.

Estilo de vida

A verdade é que as crianças têm cada vez mais um estilo de vida sedentário, passando longas horas em frente à televisão ou ao computador. Para esta situação contribui muito a falta de tempo que os pais têm para estarem com os seus filhos.

Devemos contrariar essa tendência pois, através da atividade física, a criança estimula as suas capacidades e o seu poder criativo, indispensáveis para um desenvolvimento e crescimento equilibrados.

Prática de desporto

O desporto pode ajudá-la a ultrapassar algumas dificuldades no que se refere à integração social, promovendo a confiança e a comunicação afetiva, além de ser importante no seu desenvolvimento psicológico.

Com efeito, se a criança é tímida e insegura, recomenda-se a prática de um desporto coletivo (futebol, voleibol, basquetebol, por exemplo), promovendo o relacionamento com os pares, dando-lhe oportunidade de mostrar o seu valor, sentindo-se mais segura e melhorando a sua autoestima.

Se a criança é agitada, com comportamento agressivo e com dificuldade em aceitar as regras, então o ideal é uma atividade que a obrigue a obedecer a normas, a ter autocontrolo, a respeitar não só os seus pares mas também o adulto (como o karaté, o judo e a natação).

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O desporto certo

A escolha da atividade física depende muito da realidade de cada família e também da idade da criança. Se muito pequena, devemos evitar as atividades que impliquem contacto físico, sendo a natação ou a ginástica as mais indicadas. A sua prática poderá servir de base para outros desportos mais específicos.

Uma das perguntas mais frequentes na consulta de pediatria refere-se à prática da natação para bebés. Na realidade, trata-se duma adaptação ao meio aquático (semelhante ao da vida intrauterina), que permite ao bebé praticar determinados movimentos que irão estimular a coordenação motora. Proporciona também um momento de prazer na companhia dos pais e permite a adaptação a outras crianças e adultos.

Quanto à criança mais velha, deve ser envolvida na escolha da modalidade que irá praticar, já que a motivação é parte integrante do seu empenho.

Não menos importantes são as atividades em família, especialmente aquelas ao ar livre, como os passeios a pé ou de bicicleta, jogar à bola, ou simplesmente brincar.

Dica: Importa referir também que todas estas decisões devem ser sempre aconselhadas pelo pediatra assistente da criança, que poderá recomendar a atividade mais adequada.



*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

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