Aprender a meditar?

Aprender a meditar?

Pense em si, aprenda a meditar e mude a sua vida para melhor. Conheça as formas perfeitas para relaxar e traga as boas energias até si!


O que é a meditação?
Desde logo imaginamos alguém sentado na posição de lótus, com o dedo indicador colado ao polegar, emitindo um som esquisito – sim, essa é uma forma de meditação. Mas há tantas outras formas. Há uma meditação que se faz andando, por exemplo, que é difícil de definir, mas o traço comum a todas elas é a prática de atenção focada numa base regular.

Qual é o objetivo?
Provavelmente existem tantas razões para a meditação, como existem formas de praticá-la. Todas as pessoas pensam que o objetivo da meditação é lidar com o stresse. Mas o objetivo é, na verdade, “sintonizar” – para “destressar”, e também para encontrar a paz.

É religioso?
Se não é religioso, é certamente espiritual. Práticas que poderiam ser consideradas cultura meditativa em cada tradição religiosa: no Islão, a repetição dos 99 nomes de Deus e os cinco atos diários de oração; no Cristianismo, meditando na lei (Josué 01:08) e as formas de oração; em Hinduísmo, todas as práticas de yoga, desde as posturas (asanas) até ao controlo da respiração (pranayama).

Mas, apesar de prática meditativa tender a enfatizar a ligação com o espírito, pense nela mais como um despertar para a vida ou como uma forma de ganhar um forte conhecimento sobre si mesma.

Uma pesquisa realizada com monges budistas que estiveram em meditação durante 15 a 40 anos mostrou que, enquanto meditavam sobre a compaixão, os seus cérebros geraram os raios gama mais intensos (onda associada com o funcionamento do cérebro e com o pensamento superior) nunca vistos num cérebro humano normal. Contudo, a área mais intensa da atividade foi o córtex pré-frontal esquerdo, a área associada com a felicidade e os pensamentos positivos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Vamos a isso!
Sente-se calmamente com os olhos fechados. Coloque o seu foco de atenção na ponta do seu nariz. Inspire e expire normalmente, e sinta o fluxo de ar através de suas narinas. Pense na sua respiração como uma leve nuvem de luz dourada. Sinta a energia suave a ser transportada pela sua respiração. Sinta-se relaxada, sem forçar. Vai acontecer naturalmente!

O timing perfeito
Os benefícios são mais evidentes com a prática regular: encontre um espacinho nos seus dias para que possa comprometer-se durante cerca de 30 minutos, sem barulho ou interrupções. Para a maioria de nós, o melhor é acontecer logo de manhã ou à noite – mas pode ser à hora de almoço.

Sente-se confortavelmente
Cruze as pernas, estique-as à sua frente – o que mais lhe convier. Sentar-se numa almofada pode ajudar. No entanto, é importante manter as costas direitas.

A regularidade do exercício e manter as costas direitas são fatores fundamentais.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

A meditação é uma das melhores formas de destressar e dormir bem a noite toda.

  • Reportar
Kathara

Kathara

Reportado

Nos dias de hoje, meditação é a palavra de ordem para se conseguir uns momentos de paz :) Eu pensava que seria uma coisa muito estranha e complicada, mas não: é essencialmente direccionar o foco do nosso pensamento. A minha experiência pessoal: quando medito (não o faço todos os dias) fico mais leve e menos stressada, sinto-me mais calma e até com mais energia. Muitas vezes, quando não consigo adormecer pq a minha cabeça está um turbilhão de pensamentos, medito um pouco e logo acalmo e durmo.

  • Reportar