Antioxidantes - Guia para principiantes

ANTIOXIDANTES - GUIA PARA PRINCIPIANTES

Certamente que já lhe aconteceu dar uma dentada numa maçã e, por distração, deixar passar algum tempo antes de continuar a comer a fruta. E é então que se apercebeu que o interior da maçã está com uma cor acastanhada. E isto em poucos minutos! Pois bem, chama-se a isso stresse oxidativo.


Os antioxidantes naturais são moléculas que têm a função de neutralizar o "stresse oxidativo" no corpo. A maçã é apenas um exemplo, mas há muitos mais: candelabros de cobre que ficam verdes, vestígios de ferrugem na moto. Até o nosso próprio corpo envelhece e deteriora-se. Apesar do organismo produzir os seus próprios antioxidantes, o stresse oxidativo ocorre quando as moléculas nocivas chamadas “radicais livres” atacam as defesas antioxidantes do organismo, fazendo com que as células morram e a pele e o resto do corpo sucumbam ao "passar do tempo".

Assim, podemos entender porque é que a oxidação é má para a pele e por que é que os antioxidantes são bons. Podemos aumentar os níveis de antioxidantes naturais no nosso corpo através do exercício regular, da ingestão de alimentos como a fruta e legumes frescos, e utilizando bons produtos de beleza. Existem cremes especialmente formulados com alto teor de antioxidantes, que podem ajudar a combater o stresse oxidativo na pele causada pela exposição ao sol, poluição, fumo, stresse, ar condicionado, entre outros. Existe uma vasta gama de produtos antienvelhecimento no mercado. Certifique-se que o que comprar tem um ou mais dos seguintes ingredientes:

A vitamina C

Níveis mais elevados de vitamina C na pele podem prevenir (contrariamente à maioria dos antioxidantes), e  mesmo reparar alguns sinais de envelhecimento. Devolve a firmeza à pele, estimulando a produção de colagénio e elastina, reduzindo assim o aparecimento de rugas, linhas e cicatrizes. Procure fórmulas com ácido ascórbico, a forma mais estável de vitamina C, e garanta que a fórmula é embalada num recipiente opaco, hermético, porque se degrada, e torna-se menos eficaz quando exposta ao oxigénio e à luz solar.

Idebenona

A idebenona foi usada pela primeira vez para preservar órgãos e evitar a oxidação durante a cirurgia de transplante. É um antioxidante criado em laboratórios, de bioengenharia e tem a capacidade de parar os radicais livres que se estão a formar. Devido à força e eficácia que tem, pode causar alguma irritação, especialmente em peles sensíveis. O uso regular mostra uma melhora significativa no tom e na textura da pele, já que revitaliza as células da mesma.

Ácido alfa lipóico

Quando aplicado topicamente, protege a pele dos danos do sol. É muito útil para o tratamento dos poros dilatados, rugas e pele opaca, e também aumenta os níveis de outros antioxidantes, tais como a vitamina C.

Ácido retinóico

O ácido retinóico é a forma ativa da vitamina A. É excelente para tratar os danos do sol, linhas finas e manchas da idade da pele. Restaura as fibras elásticas, tornando a pele mais firme. Além disso, tem tido também algum sucesso no tratamento de cancros menores.

Coenzima Q10

Encontra-se naturalmente no corpo, e é uma vitamina que ajuda no crescimento celular e na proteção contra o cancro. Tem a capacidade de suavizar os pés de galinha e as rugas, já que reafirma a pele flácida.

Chá verde

Não é apenas um bom digestivo, é também ideal para a pele, se aplicado topicamente. Na verdade, é 100 vezes mais eficaz do que a vitamina C na neutralização dos radicais livres. Estudos demonstram que protege contra os danos do ADN causados pelo sol. Uma vez que também é um anti-inflamatório, é uma boa opção para pessoas com pele sensível.

Rooibos (chá vermelho)

É um camião carregado de propriedades benéficas para a saúde, e tem um forte efeito calmante sobre as irritações de pele, como queimaduras solares, acne e eczema. Ajuda também a afirmar a pele e a diminuir as linhas finas e as rugas.

Os estudos indicam que pode ser útil para a prevenção do cancro da pele e para o aumento da eficácia da proteção solar.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ler mais sobre Cuidar da pele no inverno  o 15 ervas medicinais para ter em sua casa .

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida