A nutrição que os adolescentes necessitam

Alimentação saudável para adolescentes

As raparigas mudam muito entre os 10 e os 18 anos, por ser esta a etapa em que se desenvolve a sua fisionomia adulta. Por isso, precisam de uma boa dieta que defina as bases de um crescimento saudável. Apresentamos aqui algumas noções, mas se tiver dúvidas, o melhor é consultar o seu médico de família.


O corpo de qualquer adolescente passa por grandes mudanças físicas em muito poucos anos: os seus ossos, musculatura e desenvolvimento indicam que é importante alimentar-se corretamente. Ainda que normalmente o ritmo de vida de um adolescente o afaste da mesa familiar à hora das refeições, é fundamental que esteja a par das chaves para uma dieta saudável: assim poderá fazer o possível para ajudar a sua filha a satisfazer as suas necessidades tradicionais à medida que cresce e que o seu corpo vai mudando.

A Quantidade Diária Recomendada (QDR) que vemos nas embalagens podem oferecer uma estimativa útil para os níveis indicados de nutrientes essenciais para uma dieta diária equilibrada para um adulto médio mas, o que acontece com as raparigas?

Quantidades recomendadas para raparigas e adolescentes com mais de 10 anos

Raparigas 11-14 anos 15-18 anos
Calorias 1850 2100
Gordura 80 g 70 g
Gordura saturada 25 g 25 g
Hidratos de Carbono 230 g 265 g
Açúcares totais 105 g 90 g
Proteínas 55 g 42 g
Fibras 20 g 24 g
Sal 6 g 6 g

Estes são os valores médios que não têm em conta os níveis de atividade pessoal das raparigas ou o seu ritmo de crescimento. A tabela de QDR só apresenta valores para alguns dos principais componentes nutricionais, no entanto, sobretudo com adolescentes, o que falta são os micronutrientes, como as vitaminas e os minerais, e alguns dos ácidos gordos essenciais. O açúcar e o sal não são tão importantes nesta idade. A chave é conhecer a sua filha, saber se está no peso ideal, abaixo ou acima, podendo ajudá-la a controlá-lo.

Necessidades alimentares de um adolescente

  • Alimentos energéticos. Os rapazes e raparigas desta idade costumam ser muito ativos e necessitam de muito "combustível". Habitualmente considera-se que os hidratos de carbono engordam, e no geral isto é falso: são ativos importantes para  a energia. Ofereça-lhes fontes de energia como o pão e a massa integral, e lembre-se que o importante é que não os comam em conjunto com alimentos de alto teor de gordura.
  • Ferro. Estima-se que cerca de 27% das adolescentes sofrem de falta de ferro, por vezes devido ao período menstrual. A carne vermelha e os cereais enriquecidos para o pequeno-almoço são boas fontes de ferro, mas garanta que a sua filha sabe que também tem que tomar vitamina C (um copo de sumo de fruta, por exemplo) para ajudar à absorção do ferro. Se os seus períodos forem um problema para ela, pergunte ao seu médico assistente se pensa ser necessário que ela tome um suplemento de ferro. Fique atenta: na adolescência as raparigas fazem experiências com a sua dieta e saltar o pequeno-almoço é um erro comum. Conte-lhes que os dados mostram que as pessoas que tomam pequeno-almoço tendem a pesar menos.
  • Cálcio. Quando crescem muitas deixam de beber leite, mas os seus corpos ainda estão a crescer e a resistência dos ossos depende de uma boa ingestão de cálcio (juntamente com vitamina D e fósforo). As raparigas, em particular, cortam nos produtos lácteos devido à ideia errada de que engordam. Explique-lhes que não ingerir suficiente cálcio nesta altura pode causar problemas de ossos quebradiços dentro de alguns anos.
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

O que pode fazer

A dieta de um adolescente não é fácil de controlar. É comum que as raparigas comecem a pensar, numa certa idade, que saltar refeições e eliminar grupos inteiros de alimentos das suas dietas as ajudará de alguma forma a serem mais atraentes. Mas se ela gosta de desporto, rapidamente entenderá que comer bem pode melhorar o seu rendimento, a sua silhueta e a sua condição física.

As hormonas costumam ser a raiz de alguns dos problemas da adolescência, como o acne, manchas na pele e cabelo gorduroso, explique-lhe que uma dieta equilibrada pode ajudar a melhorá-los e que as refeições em casa, para além de mais barata, será sempre mais saudável que a que podemos comer fora.

Garanta que tem sempre uma peça de fruta variada à mão e um frigorífico atraente, equilibrado e diversificado.

Tenha muito cuidado com as dietas adolescentes e com os comentários negativos sobre a sua imagem. Desequilíbrios alimentares como a anorexia nervosa ou a bulimia podem aparecer. Procure mostra-se sempre positiva e muito compreensiva com ela, seja também sua amiga. E atenção: tenha cuidado com a sua própria atitude face à comida e faça sempre uma alimentação saudável.

Gostou deste artigo? Clique no "Gosto" ou deixe-nos o seu comentário! Talvez lhe interesse ler também Passar tempo com os pais faz bem.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.