Alimentação para crianças saudáveis

Alimentação para crianças saudáveis

Alimentação para crianças saudáveis


Os nutrientes são indispensáveis ao organismo das crianças e podem ser adquiridos através da ingestão de alimentos presentes em cada grupo da Roda dos Alimentos, pois não são produzidos pelo próprio organismo.

Cereais e tubérculos – energia, precisa-se!

Este tipo de alimentos providencia hidratos de carbono, minerais e vitaminas e fibra alimentar. Para a alimentação dos seus filhos escolha de entre alimentos como o arroz, o pão, massas, cereais ou batatas. São estes os alimentos certos para dar energia aos seus filhos!

Frutas e legumes

Esta categoria fornece essencialmente vitaminas, antioxidantes, água, minerais e fibra alimentar. Pode e deve escolher fruta para a sobremesa e para o lanche da escola. Em relação aos legumes, faça sopas e induza os seus filhos a comerem ao almoço e ao jantar.

Dica: habituar os nossos filhos à fruta e aos legumes nem sempre é tarefa fácil. Uma boa maneira de lhes dar a volta é brincar com as formas e cores destes alimentos. Deixe-os escolher as peças de fruta preferidas e os legumes “mais giros”! O importante é comerem.

Leite e derivados

Onde há leite e derivados, há cálcio. E este mineral é conhecido por ser um excelente mineral para a saúde dos ossos e dos dentes.

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Dica: o cálcio encontra-se também em alimentos tão distintos como o feijão, o milho, o sésamo, as couves e brócolos, ou as laranjas.

Carne, peixe e ovos

É muito importante que a carne e o peixe façam parte da alimentação de uma criança. O peixe é (quase) sempre olhado de lado pelos mais novos mas deve constar da ementa com bastante frequência.

A carne: grande riqueza em proteínas, minerais, vitaminas e gorduras.

O peixe: oferece praticamente os mesmos nutrientes que a carne mas a sua ingestão resulta numa digestão mais fácil. Além disso, o peixe apresenta uma proporção de colesterol inferior à carne.

Os ovos: é um alimento de excelência e extremamente completo, com proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. Contudo, o seu consumo deve ser moderado pois apresenta um nível de colesterol elevado.

Os doces não fazem parte da Roda dos Alimentos!

Pois não, mas de vez em quando, não fazem mal nenhum. Já sabe, o consumo excessivo de açúcares provoca cáries nos dentes e perturba a vontade de comer dos mais pequenos.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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