A SEXUALIDADE: Primeira relação sexual

A SEXUALIDADE: Primeira relação sexual

No entanto, embora a sexualidade seja algo natural e, hoje em dia, o sexo esteja em praticamente todo o lado, muitas raparigas ainda consideram o sexo como algo vergonhoso, sobre o qual custa falar abertamente com as amigas e, inclusive, com o seu parceiro.


Quer tenhas ou não relações sexuais, a sexualidade faz parte de ti. Sentires e conheceres o teu corpo e desenvolveres a tua capacidade sexual são necessidades básicas na adolescência.

Quando decides ter uma primeira relação sexual, é fundamental poderes falar abertamente com o teu parceiro, sobre aquilo que esperas, sobre as dúvidas que tenhas, o método contracetivo, o sexo seguro, etc. Nunca penses que o teu parceiro sabe mais sobre sexo do que tu e que, portanto, já não terá dúvidas sobre como fazê-lo bem.

Uma relação sexual envolve muito mais do que a simples relação com penetração (coito). Envolve desfrutar e sentir plenamente com todas as possibilidades que o nosso corpo nos oferece. A penetração é apenas uma parte do contacto sexual. Beijar uma pessoa de quem gostas, abraçá-la, tocar-lhe ou acariciar-lhe o corpo (e a outra pessoa fazer o mesmo) são formas diferentes de ter contacto sexual. Cada casal deve decidir como vive a sua própria sexualidade, que pode ser de um modo muito diferente de como outros casais a vivem.

Por isso, não existem normas nem receitas que te digam o que é o normal. Tanto pode ser normal iniciarem-se com uma relação com penetração como começarem com outros meios de exploração da vossa sexualidade para conseguirem conhecer-se melhor antes de chegarem ao coito. Durante um ato sexual, o importante é que exprimas exatamente o que queres fazer e que saibas que, a qualquer momento, podes deixar de o fazer. O sexo só é divertido se ambos estiverem de acordo com o que fazem. Nunca faças nada que não te apeteça por imposição do teu parceiro.

Também não existe uma postura "melhor" para as primeiras vezes nem receitas para atingir o famoso orgasmo. O orgasmo é o momento de descarga da tensão sexual, é uma sensação que se sente tanto física como psicologicamente. Em geral, provoca um grande prazer e costuma durar poucos segundos, nos quais se podem sentir contrações involuntárias dos músculos da zona genital e uma grande tensão em todo o nosso corpo, seguida de uma intensa sensação de prazer e de uma fase de relaxamento. O orgasmo varia de situação para situação, e em função das circunstâncias físicas e psicológicas, pelo que nem todos os orgasmos são iguais nem sempre se atingem da mesma forma.

Contraceção e adolescência

Para viveres uma sexualidade em que possas desfrutar do sexo sem receios, é muito importante que te informes bem, e de forma contrastada, sobre os métodos contracetivos. Estes têm como objetivo evitar a gravidez. Existe uma grande variedade de métodos para a mulher, que atuam com mecanismos muito diversos, e outros exclusivos para o homem. O importante num método contracetivo é que seja eficaz, e a eficácia depende muito do uso correto do mesmo.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre A sexualidade: Contraceção e adolescência  o Higiene íntima na adolescência.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.