A DIETA MEDITERRÂNICA E COMO SEGUI-LA NO INVERNO

A DIETA MEDITERRÂNICA E COMO SEGUI-LA NO INVERNO

A dieta mediterrânica faz-nos pensar em frutas e verduras, em cor, no verão! Mas atenção: também pode ser seguida no inverno, respeitando algumas regras básicas da época.


Como posso seguir uma dieta saudável, equilibrada e deliciosa nos dias frios do inverno? Aprenda a tirar partido da nossa dieta mais reconhecida internacionalmente!

Já não é nenhuma novidade: a dieta mediterrânea foi classificada como uma das dietas mais saudáveis do mundo, uma vez que proporciona ao organismo uma quantidade equilibrada de nutrientes essenciais e possui um baixo teor de gordura e sal. Quando o verão chega, seguir esta dieta é mais uma rotina natural do que qualquer outra coisa, mas quando o inverno se aproxima, o frio faz-nos preferir alimentos muito mais pesados (e potencialmente mais gordos), que nos fornecem mais energia para combatermos o tempo agreste da estação.

Mas não se deixe enganar: o inverno também oferece muitos produtos bons e saudáveis, que fazem parte da dieta mediterrânica e que podem ser igualmente preparados de uma maneira simples, evitando condimentos em excesso. Mantenha isto em mente e verá como pouco a pouco irá escolhê-los naturalmente ao fazer as suas compras.

Verde que te quero verde

Os legumes de folha verde são ricos em minerais e fibra e são também muito fáceis de encontrar durante toda a estação. Espinafres, acelgas, folhas de nabo: no supermercado existe uma enorme variedade de escolha todos os dias. Podemos até mesmo optar por legumes congelados, uma vez que se conservam bastante bem. Mas não abuse deles, porque por vezes podem conter quantidades demasiado elevadas de sal.

Para começar, pode experimentar esta receita fácil de creme de legumes

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Couves e companhia

O inverno oferece-nos igualmente todos os membros integrantes da família da couve, tais como os brócolos, o repolho, as couves de Bruxelas e a couve-flor. Possuem uma importante função anticancerígena e prestam-se a uma incrível variedade de receitas, tanto para entradas, como para prato principal.

Leguminosas

Sabemos que comer demasiada carne não é um hábito especialmente saudável. Portanto, vamos aproveitar os benefícios das muitas variedades de legumes que existem no mercado! Proporcionam todas as proteínas de que necessitamos, mas sem adição de gordura. Se quiser tentar um toque mais original, leia o artigo reinventar as leguminosas.

Laranjas e tangerinas

No inverno, elas são as rainhas indiscutíveis do departamento da fruta. São uma incrível fonte de vitamina C, minerais e nutrientes. E além disso são deliciosas!

Quer saber mais sobre os legumes do inverno? Então não pode deixar de ler este artigo: Vegetais saudáveis para o inverno. Também pode deixar-nos um comentário, porque estamos desejosas de saber a sua opinião!

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