Regresso tranquilo ao trabalho

Regresso tranquilo ao trabalho

Durante as férias a nossa mente afasta-se dos problemas, das complicações do trabalho, e desliga-se, dando espaço a um estado de bem-estar que é interrompido com o regresso à vida do dia a dia. Quer saber como pode melhorar o seu regresso?


O trânsito, a rotina, os horários… depois de um bom período de descanso, nunca é fácil lidar com o regresso e podemos sentir-nos deprimidas e irritadas. A Para Mim pode ajudá-la a tornar o regresso "mais doce" com uns truques otimistas.
 
E partimos da premissa que "quem mais precisa de umas boas férias é quem acabou de voltar das sua".

  • Conheça-se, compreenda-se e aceite-se. A maioria das pessoas precisa entre uma a duas semanas para se readaptar à vida laboral. Procure manter uma atitude positiva e paciente.
  • Valorize o seu trabalho. Num país com taxa de desemprego de 17% quem tem um trabalho de que gosta deve sentir essa sorte. Valorizar o que temos ajuda sempre a vê-lo com melhores olhos.
  • Prepare o seu regresso. O que é que vai ser melhor para si? Aproveitar as férias até à última, ou voltar um pouco antes para se consciencializar? Os especialistas recomendam que o regresso ao trabalho seja feito dois a três dias antes para retomar o ritmo habitual, mas a decisão é sua.
  • Defina prioridades. No regresso, faça um ponto de situação e não se deixe afetar pelo trabalho acumulado na sua ausência. Não tente resolver todos os assuntos de uma vez. Priorize. Vai reduzir o nível de ansiedade.
  • Retome a relação com os seus colegas. Voltar é sempre mais fácil quando lhe apetece rever pessoas de quem gosta. Proponha uma reunião informal, fale com os seus colegas e fortaleça as relações.
  • Trace novas metas. Os objetivos, a evolução, o desenvolvimento de uma nova capacidade, tudo isto nos permite sair da monotonia e ter incentivos pessoais para nos automotivarmos.
  • Cuide da sua vida pessoal. Faça algum desporto, leia livros, vá ao cinema com os seus. Aproveite os momentos livres e os fins de semana para se desligar e divertir-se. Aproveitar a vida com otimismo permite-nos enfrentar o trabalho com mais energia e bom-humor.
  • Comece o dia com proteína. Os especialistas recomendam a ingestão de proteínas ao pequeno-almoço (ovos, peixe, fiambre…) porque nos tornam mais despertas e mentalmente ágeis.
  • Costumize o seu lugar de trabalho. Um estudo recente da Universidade de Exeter (Reino Unido) demonstra que os empregados que "personalizam" o seu espaço de trabalho são mais felizes, estão mais saudáveis e sofrem 32% menos stresse.
  • Adote uma planta. Após uma série de experiências, foi possível comprovar que quem tem plantas verdes e saudáveis no escritório sente-se mais satisfeito com a sua vida e com o seu trabalho.
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