Como acabar com a celulite!

Como acabar com a celulite!

A celulite é gordura não desejada e, em grande parte, o resultado do que comemos. O nosso corpo, mais nuns casos do que noutros, está predisposto a tê-la, pelo que lhe indicamos algumas propostas saudáveis para preveni-la e/ou diminui-la.


Conheça a fundo o seu inimigo e poderá fazer algo contra ele. A batalha contra a celulite nunca acaba, pelo que todos os momentos são bons para começar a combatê-la. Que tal agora?

A idade, as hormonas, a genética, a má alimentação e a falta de exercício contribuem para o seu desenvolvimento. A celulite é acumulação de gordura que faz pressão contra o tecido conjuntivo, debaixo da pele, e faz com que a superfície tenha uma aparência granulosa.

Entre todos estes fatores, a idade e a genética são praticamente imbatíveis. A alimentação, o exercício e os cuidados com o corpo são, sem dúvida, aspetos que pode melhorar para prevenir o seu aparecimento ou para reduzi-la caso já a tenha.

Alimentação

Cozinhe em casa o que vai comer, da forma mais saudável possível. O nosso sistema não está desenhado para processar os alimentos refinados e a consequência do seu consumo e posterior eliminação deficiente, é a celulite. Na sua dieta para combater a celulite aposte em:

  • Espargos: Fortalecem as veias e os capilares e ajudam a controlar a pressão arterial.
  • Brócolos: Ajudam a prevenir o endurecimento do colagénio provocado pela ingestão de demasiado açúcar.
  • Plátanos e frutas cítricas: Reforçam os vasos sanguíneos e ajudam na circulação.
  • Peixe Azul: Salmão, sardinhas, atum e truta. São baixos em gorduras e ricos em proteínas e minerais, sendo ainda fonte de ácidos gordos essenciais.
  • Ananás: É um anti-inflamatório que reduz a retenção de líquidos e ajuda na cicatrização das fibras de colagénio danificado.
  • Peras: São desintoxicantes e ajudam o sistema linfático. Também são uma boa fonte de fibra e potássio.
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Exercício

O exercício ajuda a fortalecer os tecidos conjuntivos e a melhorar a aparência da pele. Também estimula a circulação sanguínea e contribui para a eliminação de toxinas. Mas tem que ser frequente.

Deveríamos, no mínimo, fazer exercício 3 a 4 vezes por semana, idealmente uma hora por dia e, se possível, complementar com passeios a pé durante, aproximadamente, 30 a 60 minutos.

  • Bicicleta, correr, step ou aeróbica, queima o excesso de gordura e reduz a celulite, mas tem que ser frequente. Lembre-se: o ideal são 4 horas por semana!
  • Treino em máquinas ou com pesos também é importante porque fortalece os músculos, ajudando a reduzir a presença de celulite. O que acha se dedicar duas horas por semana?

Massagens

Uma boa massagem pode suavizar o tecido, pois estimula a circulação sanguínea e linfática e ajuda a quebrar os depósitos de gordura. Se utilizar um creme com cafeína, verá a diferença, já que este é um ingrediente ativo contra a celulite.

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Felipa

Felipa

Reportado

Artigo muito interessante, completo e claro. Apreciei o conselho do creme com cafeína e a insistência no desporto, tão fundamental ao nosso bem estar e à boa circulação sanguínea, essencial para ajudar na luta contra um dos maiores inimigos das mulheres, que é a celulite!

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AnaGui

AnaGui

Reportado

Plátanos? Não serão bananas?

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grilo54

grilo54

Reportado

sim gostei de ler o artigo

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