Uma ocasião diferente, um estilo diferente

CÓDIGOS DE VESTUÁRIO: REGRAS DE PROTOCOLO

Vai a um casamento, cocktail ou batizado? É de manhã ou de tarde? E o mais importante: o que vai vestir? Se fica sempre com dúvidas e quer ir vestida o mais adequadamente possível, tome nota das regras de etiqueta que Ariel reuniu para si. Irão ajudá-la, e muito, na hora de escolher o seu look!


Qual é o look apropriado para cada evento social? O que dizem as regras de etiqueta? Ariel conta-lhe tudo rapidamente e com toda a clareza neste artigo. Para começar, é preciso saber o que pede quem organiza o evento. Normalmente, o convite formal indica que estilo de roupa deverá usar, mas, em caso de dúvida, o melhor mesmo é perguntar ao organizador do evento. 

Com o quadro seguinte pode ficar com uma ideia sobre o Dress Code formal e as equivalências entre a etiqueta masculina e feminina, para ir sempre de acordo com a ocasião:

Altura do dia Senhoras Senhores
Média etiqueta ou atos que não exigem etiqueta Vestido curto, casaco ou vestido de cocktail informal Traje escuro
(nunca negro)
Etiqueta de Manhã/Tarde Vestido de cocktail ou 2 peças
(o comprimento deve ser até ao joelho, ou dois dedos acima ou dois dedos abaixo, nem mais nem menos)
Chaqué
(usa-se até ao pôr do sol e permite pequenas condecorações. O colete deve ser sempre cinzento ou preto)
Etiqueta de Tarde/Noite Vestido comprido
(sem tocar o chão e a mostrar os sapatos)
Smoking
(com gravata preta ou branca)
Etiqueta de Noite Vestido comprido Grande Gala
(sem deixar que se vejam os sapatos)
Fraque
(máxima etiqueta, admite-se usar condecorações)


Sempre a estrear, com Ariel

Agora com Ariel, a sensação de estrear roupa nova todos os dias é possível numa só lavagem, com Ariel 3em1! Estas cápsulas não só limpam a sua roupa, como vão mais além, rejuvenescendo-a com resultados espetaculares:

  • Roupa sem nódoas
  • Cores intensas
  • Branco brilhante

Assim, as suas peças de roupa estarão sempre como novas e em cada evento todos irão pensar que está sempre a estrear roupa. E por acaso existe uma sensação melhor?

Vou a um jantar…

Um visual elegante diz muito sobre si, onde quer que vá. Se for com amigos ou casais, escolha cores que não são nem muito brilhantes nem opacas, e nada demasiado justo ou muito largo. Quer seja em casa ou fora de casa, acertará com saltos de plataforma elegantes e um conjunto de calças lisas e um top com lantejoulas, rendas ou estampados. Um vestido curto, mas não demasiado, com uma clutch e uns sapatos bonitos também é uma boa escolha. Se for um jantar de trabalho, o vestido preto clássico, simples, com uns sapatos ou botas da mesma cor, e um casaco ou xaile é a sua melhor aposta. Agora que se usam joias grandes, pode apostar numa pulseira ou numa gargantilha atraente e interessante em qualquer destes casos.

Eles: com uma camisa e calças chino ou de pinças, ou mesmo de ganga, é a escolha de roupa ideal. E, se necessário, um blazer. 

Vou a um batizado…

Um batizado é um evento semiformal, de dia ou de tarde, por isso exige elegância, mas sem excessos porque não é um ato de etiqueta. Evite os vestidos compridos, os acessórios vistosos e as cores escuras ou muito saturadas. Os preferidos são os tons pastel em todas as suas variantes, os fatos com casaco simples, sapatos rasos ou com pouco salto, e penteados discretos. Os chapéus de aba larga não são de todo adequados.

Eles: Se vão de fato, perfeito, mas também irão muito bem com um blazer, uma camisa e umas calças com pinças. 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Vou a uma comunhão…

As comunhões são cerimónias mais solenes do que os casamentos, mas, em geral, são apenas de média etiqueta. O vestido de cocktail é o mais adequado para estes casos, com cores e designs vivos e ousados. Como acessórios, um bonito chapéu de abas largas e uma clutch a condizer com os sapatos, que devem ser de salto médio-alto.

Eles: De fato ou com blazer e gravata. É de evitar os fatos de cores claras e os demasiado escuros ou de tecido grosso.

Vou a um casamento…

Se for de manhã, a etiqueta sugere um vestido curto ou de cocktail, mas nunca comprido. O vestido curto, adequado apenas para a manhã, é considerado média etiqueta e é o equivalente feminino do fato. O comprimento deve ser pelo ao joelho ou um pouco acima, mas nunca mini. Para não falhar, o melhor é escolher um corte clássico e elegante. Conjugue-o com uns sapatos de salto médio ou alto e uma mala a condizer. Também pode usar um toucado ou um chapéu de abas largas.

Se for de tarde, e de acordo com o protocolo, nunca devemos usar um vestido curto. A peça de vestuário por excelência é o vestido comprido, os sapatos deverão ser de salto alto e fino e a carteira deve ser sempre de mão. As joias devem ser poucas mas de alta qualidade. Os penteados mais elaborados são apropriados para este tipo de eventos. Se não for um casamento de cerimónia, mas antes um evento comemorativo ou uma festa, aplicam-se mais ou menos as mesmas regras. Apenas precisa de saber a que horas será o evento e qual a etiqueta exigida.  


Algumas regras de protocolo cerimonial:

  • Se o noivo for de fraque, o padrinho e as testemunhas também deverão ir de fraque. Se, pelo contrário, o noivo não levar fraque, também nenhum dos convidados deve usá-lo. Neste caso, deve optar-se por um traje escuro.
  • Se o casamento for pelo civil, a madrinha poderá usar um toucado. Só ela e as testemunhas podem levar vestido comprido e toucado.
  • Só se usa o toucado com casaco ou vestido de cocktail e sempre sobre o lado direito.
  • É de evitar usar chapéus à tarde; além disso, se levar um toucado ou um chapéu, é proibido, por protocolo, tirar estes acessórios durante o evento.
  • As luvas podem ser usadas a qualquer hora do dia e a sua altura dependerá da hora: de manhã devem ser curtas, à tarde até meio do braço e à noite mais altas.

 

Gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário! 
Talvez também lhe interesse ler Como ter umas sobrancelhas perfeitas e Ocasiões especiais: o que vestir quando não sabe o que há de vestir.

 

 

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.