Verdadeiro ou mitos falsos sobre o cabelo

VERDADEIRO OU FALSO? A VERDADE SOBRE O CABELO

Ouve-se falar muito e de muitas formas diferentes de como cuidar do cabelo, mas grande parte de tudo isto que ouvimos são mitos que hoje já foram ultrapassados pela ciência. E você, sabe como distinguir a verdade dos falsos mitos? Faça o teste!


Apresentamos-lhe um mini-teste para ver o que sabe sobre o cabelo: leia primeiro a frase, pense se acredita que é verdadeira ou falsa e depois leia a resposta correta e a nossa explicação. Não vale fazer batota!

“As pessoas que têm caspa não lavam o cabelo com a frequência suficiente”, pensa que é verdadeiro ou falso?

É óbvio que… é falso. É que ter caspa não é uma questão de lavar ou não o cabelo, mas trata-se antes da produção constante de células mortas do couro cabeludo, o que é perfeitamente normal. Se o couro cabeludo está saudável, esta renovação celular é invisível ao olho humano, os problemas aparecem quando o fungo microscópico "Malassezia", que faz parte da flora habitual do couro cabeludo, se torna hiperativo. Neste caso, produz centenas, ou até mesmo milhares de células de pele, vulgarmente denominadas "caspa".

Se tem caspa não se sinta mal por isso: mais de metade da população vê-se confrontada com este pequeno problema num ou outro momento. Felizmente, existem produtos especiais que fortalecem o couro cabeludo e fazem com que o problema desapareça.

“O seu cabelo crescerá mais depressa se o cortar regularmente”. Umhhhhhh…. E você, o que acha? Verdadeiro ou falso?

De novo… é falso. Temos pena daquelas pessoas que gostariam que isto fosse verdade, mas o cabelo não é a mesma coisa que a relva. Os pelos das axilas podem aparecer mais depressa se os depilar com frequência, mas com o cabelo não acontece o mesmo. O cabelo cresce de dentro para fora e só se pode fortalecer este crescimento a partir do seu interior. Fatores tais como o regime alimentar, o stress e as hormonas podem ter influência no ritmo de crescimento do cabelo; na realidade, se um regime alimentar e um estilo de vida saudável não produzirem os resultados esperados, pode-se tomar um suplemento nutricional que estimule o crescimento do cabelo. Naturalmente, este parecerá mais saudável e com mais volume se o cortar de vez em quando e se o que procura é proteção contra ataques externos, pode aplicar produtos hidratantes.

“Se tem o cabelo oleoso, deve utilizar menos champô”, o que será: verdadeiro ou falso?

Pois desta vez estamos perante uma afirmação verdadeira. Se o seu cabelo fica oleoso rapidamente, o melhor é lavá-lo regularmente com um champô especial para cabelo oleoso. O segredo está na quantidade: o tamanho de uma moeda é suficiente, até mesmo para o cabelo comprido. Aplique-o apenas no couro cabeludo, a quantidade que cair para todo o cabelo será suficiente para o limpar.

“Se escovar o cabelo 100 vezes todos os dias, brilhará”, não lhe parece um conto de fadas? Acredita que é verdadeiro ou falso?

Claro que estava bastante claro que era falso… Poupe-se a esta tarefa. Escovar demasiadamente o cabelo pode danificar a camada protetora do cabelo, tornando-a porosa e fazendo com que se quebre com facilidade. Além disso, a escovagem estimula o couro cabeludo em demasia e faz com que produza mais gordura. Por isso, não escove o seu cabelo mais do que o necessário e procure não o fazer depois da lavagem. O cabelo molhado é muito mais frágil do que o cabelo seco.

“Se arrancar um cabelo, surgem dois no seu lugar”… verdadeiro ou falso?

Mmmm… não, o cabelo não funciona como as cabeças da mítica Hidra. É falso. Se assim fosse, a calvície já teria desaparecido há muito tempo. Outro mito falso é o de "cortar o cabelo na lua cheia". Embora possa parecer muito romântico, não fará com que tenha uma cabeleira estonteante. E as máscaras à base de ovo? São realmente um remédio natural excelente para o cabelo? A verdade é que nem por isso… e ao entrar em contacto com a temperatura corporal, endurece e coagula, o que faz ainda com que seja especialmente difícil de retirar do cabelo!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique no “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler 10 Verdades sobre o cabelo saudável .

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão