POR QUE É QUE PRECISO USAR PROTEÇÃO SOLAR PARA O CABELO?

POR QUE É QUE PRECISO USAR PROTEÇÃO SOLAR PARA O CABELO?

Todas nós já sabemos que é necessário proteger a nossa pele do sol, com uma ecrã de proteção solar, mas, e o cabelo? O cabelo também é vulnerável e mais ainda se passamos muito tempo ao ar livre! Proteja-o do sol e o seu cabelo brilhará. As razões? Aqui as tem.


Uma exposição excessiva ao sol pode tornar o nosso cabelo baço, descolorido e quebradiço e também com maior tendência para ficar com as pontas espigadas e um aspeto frisado.

Por que é que isto acontece?

Quando a radiação da luz ultravioleta (UV) penetra na cutícula do cabelo (a camada protetora mais exterior da haste capilar), podem surgir umas moléculas altamente reativas, denominadas "radicais livres", capazes de causar danos de diversas formas:

Mudanças de cor

A melanina, o pigmento natural que dá cor ao cabelo, oferece-nos alguma proteção: combate os radicais livres e também absorve e filtra a luz UV. No entanto, a radiação UVA excessiva altera o pigmento, causando mudanças de cor. Isto acontece com todos os tipos de cabelo, embora o dano seja mais visível no cabelo de cor clara, que contém menos melanina.

A luz do sol seca igualmente o cabelo e desvanece qualquer pigmento de cor artificial no cabelo.

Danos estruturais

Com a exposição à radiação UVB, os radicais livres atacam as proteínas do cabelo, em especial a queratina, que é o principal elemento componente da haste capilar. Este dano é mais grave do que o efeito da radiação UVA

Como é evidente, os danos solares no cabelo não são tão graves como os danos na pele. As partes vivas do cabelo (folículo, raiz, bainha radicular e a glândula sebácea) encontram-se sob a pele e estão protegidas. A haste visível, o cabelo em si, não está vivo, pelo que não pode desenvolver qualquer doença devido à exposição dos raios UV. Mesmo danificado, rapidamente será substituído graças ao crescimento.

É claro que, no curto prazo, o cabelo danificado afeta a aparência, o que tem um impacto direto na nossa imagem e na confiança em nós mesmas. Portanto, se não nos sentimos felizes e à vontade com o aspeto do nosso cabelo, é provável que nos possamos sentir inseguras e desconfortáveis.

Protetores solares para o cabelo

Felizmente agora é possível proteger o nosso cabelo da mesma forma que cuidamos da nossa pele quotidianamente, com protetores solares para o cabelo. São relativamente novos no mercado e foram concebidos para filtrar os raios UV e proteger o cabelo. Alguns champôs e condicionadores sem enxaguamento já contêm filtro solar e existem também óleos e sprays com FPS (fator de proteção solar). De qualquer forma, tome precauções e leia atentamente o rótulo, porque alguns destes sprays podem conter álcool, um ingrediente que também poderá danificar o cabelo.

A ciência da fotoproteção do cabelo é ainda um campo relativamente novo. Em geral, nem todos os protetores solares para o cabelo são tão eficazes como os produtos desenvolvidos para a pele, por isso vale a pena tomar em consideração estes outros conselhos de proteção:

  • Também pode aplicar protetor solar para a pele no cabelo (os produtos em spray são muito adequados). Lembre-se de aplicar o protetor solar em todo o cabelo e esfregá-lo no couro cabeludo. Ah, e se apanhar o cabelo, não se esqueça de aplicar também um pouco de protetor nas orelhas e na parte posterior do pescoço.
  • Use um chapéu. Os melhores são os de abas largas; escolha um chapéu com um material que permita que o cabelo e o couro cabeludo respirem.
  • Também pode apanhar o cabelo e fazer uma trança ou tapá-lo com um lenço.
  • Hidrate o cabelo para evitar que seque excessivamente. Alguns especialistas no cuidado do cabelo recomendam esfregar o cabelo com óleos naturais, como o óleo da árvore do chá.
  • O cabelo molhado fica mais fraco e mais vulnerável aos danos. Se vai tomar banho na praia ou na piscina, enxague-o primeiro com água limpa para proteger o cabelo da descoloração causada pelo cloro e pelo sal.
  • Se tem o cabelo comprido, apanhe-o para evitar que se embarace e aplique-lhe protetor solar. Depois de tomar banho na praia ou na piscina, enxague-o novamente com água limpa e volte a aplicar a proteção solar.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ver mais segredos para cuidar do seu cabelo

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow