COMO É QUE O CLORO AFETA O MEU CABELO?

COMO É QUE O CLORO AFETA O MEU CABELO?

A época da piscina está aberta: cuidado com cloro! Nadar é um ótimo exercício, mas a exposição frequente à água da piscina, com os produtos químicos que são utilizados para mantê-la limpa, acaba por fazer sentir-se no seu cabelo.


A época da piscina está aberta: cuidado com cloro! Nadar é um ótimo exercício, mas a exposição frequente à água da piscina, com os produtos químicos que são utilizados para mantê-la limpa, acaba por fazer sentir-se no seu cabelo.

A exposição à água com cloro não é muito boa para os nossos olhos nem para a nossa pele, nem tão pouco para o cabelo, uma vez que provoca irritação e secura. Mas temos de reconhecer que o cloro é muito eficaz, em baixas concentrações, para manter a água da piscina livre de organismos patogénicos prejudiciais. Por isso, não temos outro remédio que não seja aprender a conviver com ele!

Como é que o cloro afeta o nosso cabelo?

A exposição ocasional do cabelo à água com cloro não causa grandes problemas, mas se a exposição é frequente (especialmente agora que o calor aperta), pode chegar a causar danos. O cloro elimina os óleos naturais, por isso irá notar que deixa o cabelo poroso e quebradiço. Chamamos-lhe, por vezes, "cabelo dos nadadores", porque fica visivelmente mais seco e áspero.

Afeta a queda do cabelo?

Os nadadores não têm forçosamente de sofrer mais de queda de cabelo do que outras pessoas; no entanto, existem alguns dados que sugerem que nos casos da exposição regular ao cloro, o couro cabeludo pode ficar seco e escamar, com a consequente perda e queda de cabelo. Mas não entre em pânico! Isso ocorreria apenas em situações em que os níveis dos produtos químicos estivessem bem acima dos que encontramos numa piscina normal.

A cor do meu cabelo muda na piscina?

O tom esverdeado que, por vezes, pode aparecer no cabelo dos nadadores (em especial no cabelo louro) nem sempre é devido ao cloro presente na água da piscina. Esta descoloração é causada pelos metais oxidados presentes na água, embora no cabelo sujeito a colorações ou descolorações, o processo possa agravar-se. Isto acontece porque a exposição ao cloro, juntamente com certos tratamentos para o cabelo, pode deixar o cabelo frágil e poroso, facilitando assim a absorção de outras substâncias químicas da água, que provocam a descoloração.

Como protejo o meu cabelo?

  • Passe o cabelo por água doce depois de nadar e tenha-o sempre bem hidratado. Uma boa hidratação ajuda a prevenir a absorção da água com cloro, quando entra em contacto com a água da piscina.
  • Use uma touca de natação que se ajuste bem à cabeça.
  • Enxague, lave e condicione o cabelo logo que possível depois de nadar, para se livrar dos produtos químicos que possam ter sido absorvidos e devolver ao cabelo a hidratação e os óleos naturais perdidos. Consulte o seu cabeleireiro ou farmacêutico sobre os produtos para o cabelo que sejam especialmente indicados para proteger os nadadores.
  • Integre esta pequena alteração na sua rotina de exercícios de natação no verão: troque a piscina por outro local mais natural. Se puder, dê um mergulho numa piscina natural e fresca de montanha ou dê um toque revigorante ao exercício, ajudada pelas ondas do mar.
  • Pode informar-se sobre piscinas higienizadas com métodos alternativos, tais como os sistemas de sal ou de limpeza com ozono, que são cada vez mais populares. Pode procurar nos ginásios e spas da sua zona. Se tiver a sorte de ter a sua própria piscina, estas opções alternativas de desinfeção podem ser interessantes para si. Aposte nos sistemas de filtragem de água e crie a sua própria "piscina natural" ou "lago de natação".

Fontes: American Academy of Dermatology. “Tips for healthy hair”. www.aad.org. Hair Transplant Institute. “Can Chlorine Cause Hair Loss?” blog.miamihair.com.

Já está preparada para ter um cabelo cinco estrelas neste verão, mas também quer um corpo saudável e prepará-lo para a operação biquíni? Para ficar a saber a importância que as vitaminas têm na nossa alimentação, clique aqui.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

CINCO MENUS DE FESTA
CINCO MENUS DE FESTA
11

CINCO MENUS DE FESTA

You have already participated to this slideshow