CABELO: NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE LÊ

CABELO: NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE LÊ

O estilista Enrico Mariotti explica-nos alguns dos muitos mitos que circulam sobre o cabelo… Fique a conhecê-los, porque vão ajudá-la a cuidar melhor do seu cabelo.


Dizem que “cortar o cabelo faz com que volte a crescer mais depressa e com mais força”. Há muita gente que acredita nisto, mas a realidade é que não é verdade. Este é apenas um dos muitos mitos à volta do cabelo: uma ideia infundada que, muitas vezes, nos leva a tomar decisões erradas, que podem comprometer a saúde e a beleza do cabelo.

No que diz respeito ao corte, por exemplo, é inútil sacrificar o cabelo, pensando que ao cortá-lo isso fará com que fique mais forte. O cabelo tem um ritmo de crescimento específico, que as tesouras não conseguem acelerar. De qualquer forma, serão os tratamentos de fortalecimento e revitalização que podem contribuir para ajudar a recuperar a cor e a plenitude do cabelo.

Lavar o cabelo todos os dias é bom. Desde que seja com o champô adequado. Lavar o cabelo não o estraga, como frequentemente se acredita, antes pelo contrário. Se a oleosidade, o pó e os resíduos permanecerem demasiado tempo no couro cabeludo, o bolbo capilar pode asfixiar, impedindo o oxigénio e os nutrientes de chegarem à fibra capilar. É por este motivo que deve utilizar um champô de boa qualidade, adequado ao seu tipo de cabelo.

E isto leva-nos a outra pergunta… “Deve-se mudar de champô com frequência para que o cabelo não se habitue a ele e o produto deixe de ser eficaz?” Este é outro mito que não é verdade. O que realmente se passa é que, quando o cabelo é sujeito a uma mudança, em termos de temperatura ou de penteado, exige sim um produto diferente. Neste caso, sim, é melhor mudar de champô, escolhendo uma fórmula mais rica ou mais leve, em função das novas exigências.

“É verdade que o condicionador faz com que o cabelo fique mais pesado?”. Há ainda algumas pessoas que acreditam que se deve evitar a utilização do condicionador, porque deixa o cabelo escorrido e com mais peso. Nada mais longe da verdade! Deve-se aplicar o condicionador depois de cada lavagem, uma vez que devolve a hidratação, os nutrientes e a elasticidade às fibras capilares. As fórmulas mais antigas talvez pudessem ser um pouco mais pesadas, mas as atuais são enriquecidas e leves e deixam o cabelo suave. Além disso, talvez já tenha ouvido dizer que “enxaguar o cabelo com água fria no final da lavagem deixa o cabelo mais brilhante ”? Pois isto sim, está certo: o frio ajuda a fortalecer as escamas que revestem o cabelo, e para ficar ainda com melhor aspeto, pode utilizar produtos específicos, como um condicionador, máscara ou creme sem enxaguamento; estes produtos deixam o cabelo mais suave, capaz de refletir melhor a luz e com um aspeto mais brilhante.

Mas… “e então a laca, as espumas e os geles de pentear, asfixiam e ressecam o cabelo?”. Esta é uma velha crença que, hoje em dia, não tem qualquer razão de ser: estes produtos foram desenvolvidos para proporcionar corpo ao cabelo e modelar o penteado de forma leve, sem deixar nenhum resíduo. Por isso, pode utilizá-los com toda a confiança, pois permitem que o cabelo respire e protegem ainda das agressões externas prejudiciais.

O primeiro de todos os fatores nocivos para o cabelo é o calor. Tomar banho com água a ferver, usar o secador na temperatura mais elevada, utilizar alisadores de cabelo todos os dias… Tudo isto esgota as reservas de água da fibra capilar, fragilizando o cabelo. O mesmo sucede no verão, quando o submetemos ao cloro da piscina, o que engrossa as fibras capilares e faz com que a cor se desvaneça. O melhor que podemos fazer é evitar as temperaturas altas e recorrer sempre a produtos de proteção antes de nos pentearmos… e antes de saltar para a piscina!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique no “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler Cuide e proteja a queratina do seu cabelo.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.