6 SOLUÇÕES PARA O COURO CABELUDO SENSÍVEL

6 SOLUÇÕES PARA O COURO CABELUDO SENSÍVEL

Prurido, couro cabeludo com escamação? Vamos ajudá-la a descobrir o que poderá estar a causar o problema, para encontrar a melhor maneira de lidar com a situação.


De um simples problema de caspa à ansiedade, existe toda uma série de razões para o couro cabeludo poder tornar-se sensível e com escamação. Mas, para lhe podermos dar o melhor tratamento, o mais importante é descobrir a causa!

Se o problema é… excesso de oleosidade

A caspa é algo comum e inofensivo, que faz com que a pele liberte escamas brancas ou cinzentas e fiquem retidas no cabelo, podendo produzir uma sensação de secura e comichão no couro cabeludo. A caspa, como tal, pode ser uma consequência de várias situações, incluindo um desenvolvimento excessivo de oleosidade, uma infeção fúngica ou eczema.

A solução: A melhor maneira de tratar o problema é com um champô anticaspa especializado. Para isso, os especialistas da H&S desenvolveram os seus produtos anticaspa , que são tão potentes e eficazes que restauram o couro cabeludo, deixando-o saudável e sem necessidade de consultar um médico.

Se o problema é… o clima

Embora a caspa seja frequentemente causada pelo excesso de oleosidade, as variações climatéricas também podem ser prejudiciais para o couro cabeludo, dando origem a secura e comichão. O tempo frio e os aquecedores muito quentes podem fazer com que a pele seque, tornando-se mais propensa à descamação.

A solução: Evite os duches quentes e lave o cabelo menos vezes nos meses de inverno, para permitir que os próprios óleos naturais mantenham a cabeça hidratada. Em climas quentes, devemos ter em conta que a transpiração e as queimaduras solares também podem ser parcialmente culpadas. Tome duches frios, use um spray com FPS para proteger o couro cabeludo dos raios nocivos do sol e tente manter a cabeça coberta sempre que estiver exposta ao sol.

Se o problema são… os produtos de styling

Tal como as temperaturas elevadas, o calor do secador de cabelo ou os produtos de alisamento poderão ser a causa do prurido.

A solução: Tente deixar que o cabelo seque naturalmente ao ar. Desta forma, dará tempo para o couro cabeludo recuperar. Se não pode viver sem o alisador, alise apenas as pontas (utilizando sempre antes um spray de proteção contra o calor, é claro) e mantenha a fonte de calor afastada do couro cabeludo. O champô H&S Repair & Care Shampoo foi especificamente concebido para ajudá-la e deixa o cabelo limpo, suave e sem caspa. E pode usá-lo até mesmo em cabelo pintado.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Se o problema são… as reações alérgicas

Pode estar a sofrer de algum tipo de dermatite (uma inflamação da pele que pode provocar erupção cutânea e descamação) ou eczema, potencialmente causados pela utilização de determinadas substâncias químicas ou irritantes. Se for este o seu caso, também é possível que apareçam algumas manchas vermelhas à volta das sobrancelhas ou do pescoço. A causa pode dever-se a qualquer substância que se encontre presente nos cosméticos, na tinta do cabelo, ou mesmo no seu detergente habitual, e que fazem reação com a sua pele. 

A solução: tente iniciar um processo de eliminação, para saber qual dos produtos lhe provoca a reação alérgica. Comece por mudar ou deixar de usar o seu detergente habitual e vá retirando produtos e voltando a um estilo de vida o básico possível até conseguir isolar a causa. Se isto não funcionar, marque uma consulta com um dermatologista para perceber melhor que tipo de alergia possa estar a ter.  

Se o problema são… dores de cabeça ou ansiedade

As dores de cabeça (quer sejam leves, devidas a alterações de tensão ou as incomodativas enxaquecas) podem ser acompanhadas por sensibilidade, dor e pressão no couro cabeludo. O stresse e a ansiedade podem ser a causa de um couro cabeludo com prurido e irritação. As investigações científicas ainda não conseguiram chegar a uma conclusão quanto à possível relação entre a ansiedade e a sensação de prurido no couro cabeludo, embora uma das possibilidades possa estar relacionada com o efeito das hormonas. Não descarte esta possibilidade.

A solução: Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas tente limitar o stresse e encontrar maneiras de relaxar, como a prática de meditação ou o yoga, por exemplo, que são excelentes opções que deveria experimentar.

Se o problema é… uma infeção

Existe ainda a possibilidade de estar a sofrer de algum tipo de infeção dos folículos pilosos. Se notar pequenas protuberâncias no couro cabeludo ou se sofre de prurido, inchaço ou pus, ou se notar que a pele está um pouco quente ao toque, pode estar com um caso de foliculite, furunculose ou carbunculose.

A solução: Se sente dor ou não consegue parar a descamação, consulte o seu médico, que lhe poderá receitar um creme tópico ou um antibiótico. Outra causa algo desagradável, embora não seja grave, é as escamas que está a ver poderem ser piolhos. Isto é mais provável se tiver filhos em idade escolar, uma vez que passam facilmente de pessoa para pessoa. É importante tratar os piolhos rapidamente, porque além de serem altamente contagiosos, podem viver mais de um mês no nosso corpo. Não tenha problemas: vá à farmácia, que a ajudarão a solucionar o seu problema.

 

Pensa que nos esquecemos de alguma coisa? Partilhe connosco os seus “remédios” e soluções, deixando-nos o seu comentário abaixo. Adoramos ler o que tem para nos dizer!  

E se procura mais conselhos sobre as causas e os tratamentos para um couro cabeludo seco, visite H&S.

 

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.