10 VERDADES SOBRE O CABELO SAUDÁVEL

10 VERDADES SOBRE O CABELO SAUDÁVEL

Quando o seu cabelo pede ajuda, nem sempre é fácil interpretar os "sinais que envia". Para regenerar e cuidar o melhor possível do seu cabelo, vamos falar de 10 verdades passo a passo. Assim, aproveitamos para dissipar os mitos mais comuns!


Para conseguir ter um cabelo forte, brilhante e saudável, é importante saber qual o tipo de atenção de que necessita realmente, não lhe parece?

LAVAGEM

1. Lavar o cabelo com frequência pode danificá-lo?
Não é tanto a frequência com que aplica o champô, como também as propriedades que este possui e a forma como o utiliza. É isto que realmente marca a diferença. Quando lava o cabelo, se fizer uma massagem suave irá ajudar a refrescar o couro cabeludo e a reconstruir a bainha radicular. Desembarace todos os nós do cabelo com o pente antes de o lavar e lave-o com água morna, não com água quente. A temperatura ideal é de cerca de 28 graus. Nunca aplique o champô diretamente sobre o cabelo, misture-o primeiro nas suas mãos e a seguir aplique-o de maneira uniforme em todo o cabelo, esfregue suavemente a cabeça com as pontas dos dedos e enxague bem com água morna, até o sentir suave ao tato. Devemos sempre arranjar tempo para aplicar um condicionador ou um bálsamo reparador de ação rápida e sem enxaguamento.

2. É verdade que o excesso de água dura pode danificar o cabelo?
A água dura é prejudicial para o cabelo, porque pode promover a sua secura, masexistem métodos excelentes para evitar este problema. Por exemplo,há filtros especiais que se podem aplicar nos chuveiros e nas torneiras, assim comochampôs e condicionadores para neutralizar os danos da água dura no cabelo.

TRATAMENTOS

3. As colorações capilares podem danificar o cabelo?
As colorações capilares são alguns dos produtos melhor concebidos atualmente, pelo que podemos continuar a confiar na segurança da sua utilização: alguns contêm ingredientes ativos que nutrem enquanto pintam. Além disso, para proporcionar mais brilho ao cabelo pode complementar o seu cuidado com tratamentos rejuvenescedores específicos, altamente protetores e ricos em vitaminas do grupo B, sobretudo a B5. Se aplicar uma máscara nutritiva e reparadora duas vezes por semana, recuperará rapidamente o volume, a suavidade e o brilho e conservará melhor a coloração do seu cabelo.

4. O uso do secador e das ferramentas de styling deixam o cabelo mais seco?
Digamos que só se as empregar em excesso ou de forma inadequada. O estilo do seu cabelo é importante, mas não deve abusar da sua saúde, expondo-o ao secador durante demasiado tempo. Utilize-o com pouca frequência e evite o ar demasiado quente do secador. Para escovar o cabelo, escolha uma escova com pontas arredondadas e comece por desembaraçar o cabelo da raiz até às pontas. Se utilizar ferramentas de última geração, com tecnologia iónica, verá que são melhores, já que trabalham o cabelo sem o danificar. Em qualquer dos casos, para uma maior proteção, aplique em primeiro lugar uma quantidade generosa de spray protetor de calor. Não só protege o cabelo do calor e da ação mecânica da escova, como, uma vez seco, protege contra a humidade, deixando o cabelo suave e brilhante.

IMPERFEIÇÕES

5. Caspa... É impossível livrarmo-nos dela?
Claro que não, tem solução, visto que não é mais do que uma perturbação do equilíbrio natural lipídico do cabelo Algumas das causas mais comuns prendem-se com um regime alimentar pobre em vitaminas e minerais e a utilização de champôs de baixa qualidade, que alteram o equilíbrio fisiológico natural do couro cabeludo. A prevenção é possível: acrescente mais frutas e verduras à sua alimentação e utilize tratamentos que respeitem a saúde do cabelo. Evite a água excessivamente quente e o ar seco a altas temperaturas.

6. Cabelo estático! Ajudem-me… Não consigo suportá-lo!
A eletricidade estática é uma contrariedade que se pode resolver facilmente, com a ajuda de séruns protetores. Aplique umas gotas sobre o cabelo húmido para facilitar o penteado e lembre-se que deve manter o secador a uma certa distância do cabelo, apontando o bocal da raiz para as pontas.

7. Cabelo frágil e pontas espigadas para sempre?
Não, o cabelo que é propenso à quebra pode ser fortalecido. Ajude o seu cabelo com tratamentos destinados a prevenir e regenerar estes danos, para voltar a crescer saudável e forte, mantendo a sua capacidade de recuperação natural. E quanto ao problema das pontas espigadas, é típico do cabelo comprido. Quando as camadas de queratina começam a ficar progressivamente mais finas, a uma distância cada vez maior da raiz, as extremidades tornam-se mais frágeis, abrem-se longitudinalmente e dividem-se. O único e verdadeiro remédio é cortar o cabelo. E para o cabelo quebradiço existem produtos que podem prevenir este problema, como os soros nutritivos e protetores e a aplicação de uma máscara reparadora uma vez por semana.

SAÚDE

8. Cabelo "difícil "... demasiados produtos asfixiam o cabelo?
O cabelo encaracolado, por exemplo, necessita não só de produtos de beleza, como também de tratamentos de cuidado específicos, como uma máscara para controlar e reduzir o encrespamento. Depois de usar um champô e condicionador para cabelo encaracolado, mantenha completamente o volume do caracol natural com um sérum para dar volume e utilize o difusor para secar o cabelo com a cabeça virada para baixo e com o secador no programa mais suave.

9. O cabelo mais jovem é mais sensível aos tratamentos?
Os problemas relacionados com o bem-estar e o cuidado do cabelo são comuns a todas as idades. No entanto, é muito importante utilizar produtos criados especificamente para lutar atempadamente contra os sinais dos danos. Os tratamentos enriquecidos com vitaminas atuam desde a camada mais superficial do cabelo, ajudando a manter a sua suavidade e brilho naturais. O cabelo está sempre em constante crescimento e renovação, mas se os danos acontecerem antes do cabelo ter completado o seu ciclo, nunca conseguirá alcançar o seu potencial completo. É por esse motivo que é muitas vezes complicado para o cabelo crescer mais do que um determinado comprimento. Alguns produtos contêm uma fórmula inovadora que nutre o cabelo frágil e stressado, evitando o risco dos danos causados pelo styling.

10. E na piscina com o cloro, o cabelo sofre?
Sim, deve protegê-lo tanto quanto seja possível dos efeitos nocivos do cloro. Antes de colocar a touca, humedeça o cabelo e aplique uma pequena quantidade de máscara reparadora, de creme nutritivo sem enxaguamento ou um spray com uma película protetora. Quando sair da piscina, no duche, utilize um champô e um condicionador que respeitem o equilíbrio natural do cabelo.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique no “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler Consiga un cabelo suave com o penteado adequado.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.