Lanche(ira) saudável!

Lanche(ira) saudável!

O que colocamos nas lancheiras dos nossos filhos é fundamental para lhes incutir bons hábitos alimentares. Por isso, faça escolhas equilibradas e saudáveis aproveitando a ementa semanal que aqui lhe propomos.


Explique-lhes porquê, de uma forma divertida

Se já existe um hábito alimentar menos saudável e é preciso mudá-lo, conte com alguma resistência dos mais pequenos. Mas se brincar com as cores das frutas e chamar doce às compotas, por exemplo, será mais fácil despertar-lhes o interesse e o desejo pelas novas ementas.

Educar através do exemplo

Normalmente as crianças gostam mais do que faz mal, por isso, é preciso explicar-lhes os benefícios de uma alimentação saudável. Preocupe-se em ser um bom exemplo com a sua própria alimentação pois as crianças tendem a imitar os adultos e, especialmente, os pais.

Elabore um plano semanal e faça as melhores escolhas

Pense em avanço. Planeie logo os lanches para uma ou duas semanas. Desta forma, pode comprar tudo atempadamente e preparar as lancheiras com os alimentos nutritivos, com o mínimo de açúcar e gorduras más (saturadas).

Quando escolher os alimentos prefira:

  • maçãs, peras, bananas, pêssegos ou qualquer fruta da época que tiver em casa;
  • leite simples (ou com chocolate mas com o mínimo de açúcar);
  • água (tantas vezes esquecida mas tão importante);
  • pão e bolachas integrais;
  • crackers (sem sal);
  • bolachas Maria;
  • compotas biológicas sem açúcar (para barrar o pão e/ou bolachas);
  • queijo magro;
  • barritas de cereais com fibra;
  • iogurtes;
  • ovo cozido;
  • cenouras cruas ou um tomate para roer;
  • frutos secos (de preferência sem sal);

E faça os possíveis por evitar:

  • sumos muito açucarados e refrigerantes;
  • manteiga, pasta de amendoim ou chocolate para barrar;
  • bolos com creme;
  • bolos industriais;
  • bolachas com recheio ou de manteiga;
  • chocolate de leite
  • gomas, rebuçados, chupa-chupas, etc.;

Faz mal, mas de vez em quando...

Ocasionalmente, e porque às vezes também é preciso dar-lhe um miminho, coloque um pouco de chocolate (o preto tem mais antioxidantes e menos gordura do que o de leite), uns rebuçados, umas bolachinhas ou um bolinho na lancheira! Mas que isto seja a exceção e não a regra.

Ementa semanal para a lancheira dos miúdos:

Segunda-feira: 3 ou 4 bolachas integrais com compota de morango, leite e uma maçã.
Terça-feira: pão integral com queijo, sumo natural de laranja (dentro de uma garrafa) e uma banana.
Quarta-feira: Um bolinho, um sumo multivitamínico, e uma pera.
Quinta-feira: 3 ou 4 tostinhas integrais com compota de frutos silvestres, leite e um pêssego.
Sexta-feira: um pão integral com peru fumado ou compota de morango, água e uma laranja.


Todos os dias: coloque uma garrafa de água e, se puder, corte as peças de fruta em pedaços pequenos.

Se o seu filho tiver de fazer uma alimentação específica, o pediatra ou nutricionista poderá dar-lhe sugestões adequadas às necessidades dele.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

CSantos

CSantos

É deveras uma tarefa bem importante a escolha dos alimentos a colocar na lancheira. Eles crescem á luz dos alimentos que lhes damos por isso qualquer resultado também depende de nós pais em torná-los o mais saudáveis possivel!

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