10 maneiras de combater o cansaço

10 maneiras de combater o cansaço

Faça pequenas mudanças nos seus hábitos diários e sinta-se com mais energia ao longo da semana.


É muito fácil dar o cansaço por adquirido. Toda a correria atrás da família, as preocupações com os seus próprios problemas e mesmo a pressão no trabalho passam a sua fatura, deixando-nos com uma sensação permanente de que estamos a deixar metade das coisas por fazer. Mas enquanto “vegetar” no sofá é uma atividade perfeitamente justificável para um final de dia de trabalho, não é suposto sentir que essa é a única coisa que consegue fazer dia a pós dia.

10 dicas para vencer o cansaço

Uma boa noite de sono
Para que o seu corpo seja capaz de recuperar do cansaço de um dia normal, deve dormir, pelo menos, sete a oito horas. Isto pode parecer óbvio mas, no fim de contas, há muitas coisas que acabam por interferir com uma boa noite de sono.

1. O que bebe à noite?
Somos todos diferentes e até pode ser que o café que bebe depois do jantar, a si, não lhe faça efeito. Mas experimente tomar um descafeinado ou não beber nada durante uns dias e veja se dorme melhor – porque o facto é que a cafeína é um estimulante e só começa a desaparecer do nosso organismo seis horas depois. Caso beba só refrigerantes ou chá, renuncie a eles durante uns dias e veja se faz diferença. O clássico copo de leite quentinho antes de deitar não tem efeitos comprovados, mas é provável que o bem-estar que proporciona a ajude a descontrair e a preparar-se para uma boa noite de sono e se transformar isto num hábito, a sua associação com o sono a nível psicológico pode ter um poder insuspeito.

2. Reduza o consumo de álcool.
Quando bebe álcool à noite, costuma sentir-se mais cansada na manhã seguinte? Nos últimos anos descobriu-se que apesar de ter um efeito sedativo inicial, o álcool parece interromper a segunda metade do período de sono – o que significa que vai acordar sentindo-se cansada e sonolenta. Portanto, se tem de acordar a uma hora certa na manhã seguinte, tente ficar-se por um ou dois copos de vinho à noite.

3. Relaxe para o sono
Assim como o duche matinal tem um efeito revigorante, um banho quente à noite tem o efeito contrário: ajuda a descontrair (Dica: Veja o artigo: “Transforme o seu banho numa sessão de spa”.)

4. Ponha-se confortável
Se tem dores nas costas ou não consegue encontrar uma posição confortável para dormir e acorda vezes sem conta só para mudar de posição, tem de tentar perceber como pode resolver o problema. Será que o estrado e o seu colchão são suficientemente rijos? Não têm de ser como pedra, mas vale a pena confirmar se não estão demasiado usados ou velhos. Se ao dormir de lado fica moída, coloque uma almofada entre os joelhos quando se deitar nessa posição – assim mantém uma postura melhor para as costas.

NOTA: Se acha que as noites em claro já duram há demasiado tempo, exponha o problema ao seu médico de família.


Alimente as suas baterias

5. Faça exercício regularmente
Quando está cansada, a última coisa que apetece é ir para o ginásio ou ir dar uma corrida. Mas fazer exercício não só rejuvenesce como ajuda a dormir melhor, já que ativa a circulação graças ao aumento da oxigenação das células. Para começar, basta dar uma volta no quarteirão ou num jardim próximo. Experimente e verá os resultados.

6. Coma entre refeições
Provavelmente já ouviu falar da importância de tomar o pequeno-almoço, mas entre as três refeições principais do dia pode e deve comer um snack. Pode comer doces com moderação mas, em vez disso, opte antes por um punhado de frutos secos ou de frutas desidratadas que até pode ter num frasco ao pé da sua secretária ou na cozinha, para ir comendo. Deste modo, quando chegar a hora de jantar não vai ter tanta fome e vai conseguir reduzir a quantidade de comida ao jantar.

7. Atingir o equilíbrio
A falta de alguns nutrientes e minerais como o ferro, podem ser a causa de vários problemas, incluindo a fadiga. Ingerir alimentos ricos em ferro (como fígado, mexilhões, sardinhas, leguminosas, frutos secos ou cereais enriquecidos) pode ajudar. De qualquer forma, é importante maximizar a absorção de ferro comendo ou bebendo alimentos ricos em vitamina C ao mesmo tempo (por exemplo: frutas, brócolos e sumos naturais). Evite ingerir café, chá, vinho tinto e cereais integrais na mesma refeição, já que estes podem diminuir ou mesmo impedir a absorção do ferro. Se acha que não consegue obter a quantidade de ferro suficiente apenas através da alimentação, experimente tomar algum suplemento multivitamínico que contenha 14 mg de ferro. Isto pode ser especialmente importante para os vegetarianos.

8. Gole a gole
A água é essencial para assegurar o funcionamento eficiente do corpo – ajuda a levar nutrientes importantes aos sítios certos através do sangue, garante as funções essenciais do nosso corpo, mantendo-o hidratado. Por isso, tenha uma garrafa de água sempre à mão e beba ao longo do dia, em vez de esperar até ficar com sede. Lembre-se ainda que outros líquidos, como os sumos (pouco açucarados), também ajudam a manter-se hidratada.


Gerir a sua vida

9. O aborrecimento pode ser incrivelmente cansativo.
O que é que gosta realmente de fazer? Tente arranjar mais tempo para isso durante a sua semana e mantenha-se ocupada mesmo que seja com passatempos não muito compensadores. Na verdade, não é boa ideia envolver-se em hobbies demasiado absorventes mentalmente. Basta que sejam estimulantes e, de preferência, que a ajudem a esquecer tudo o resto.

10. Ria-se!
Quando estamos cansadas, normalmente também nos sentimos fartas de tudo. Uma coisa leva inevitavelmente à outra. Faça uma lista das coisas que a aborrecem e das coisas que habitualmente a fazem rir à gargalhada. Se ter fome a deixa maldisposta e irritável, não se esqueça de ir comendo! Se há algum humorista que adora, compre o DVD onde ele aparece e veja-o sempre que precisar de levantar o ânimo. Quem sabe, até pode ser que consiga que os miúdos parem de discutir e também o fiquem a ver! 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.