Almoço de Páscoa: o que fazer e como organizar

Almoço de Páscoa: o que fazer e como organizar

Conheça algumas dicas e sugestões da Joana Roque que a vão ajudar a organizar um excelente almoço de Páscoa em família.


Na Páscoa é novamente a altura de juntar a família e fazer um belo almoço com tudo aquilo a que há direito. Cabrito ou borrego, pão de ló e amêndoas, e muitos ovos de chocolate.

Para muitas de nós organizar o almoço de Páscoa é motivo para alguma ansiedade. Como organizar? O que fazer? Estas são perguntas que muitas vezes me fazem. Seguem algumas dicas e sugestões para vos ajudar a organizar um almoço de Páscoa sem stresse.

  • Convide os seus familiares com antecedência e, se quiser e se eles se oferecerem , atribua-lhes algumas “tarefas”, como trazer uma sobremesa ou o vinho.
  • Com alguns dias de antecedência prepare a ementa e a lista de compras. Decida o que quer cozinhar – borrego ou cabrito assado com batatinhas, arroz e esparregado são os pratos tradicionais da Páscoa. Seja inovadora nas entradas e sobremesas, mas não se esqueça de ter na mesa pão de ló e folar para a sobremesa.
  • Se gosta muito de cozinhar experimente fazer os seus próprios folares e sobremesas, e sirva-os depois do almoço, ou surpreenda os seus convidados com esse pequeno mimo que podem depois levar para casa.
  • Ponha a mesa com antecedência – de véspera até, se quiser. Uma simples toalha branca faz sempre uma mesa bonita. Se tiver toalhas de família com rendas ou bordados que tenha herdado de uma tia, avó ou madrinha, a Páscoa é a altura ideal para a usar. Use a sua melhor loiça, copos, talheres e evite usar guardanapos de papel. Os guardanapos de pano são sempre mais elegantes e, afinal, um dia não são dias.
  • Decore a mesa com flores coloridas e espalhe pequenas taças na mesa com amêndoas e ovinhos de chocolate coloridos. Além de os poder servir com o café, dão cor e vida à mesa.
  • De véspera faça as sobremesas que poderá guardar no frigorífico e tempere o cabrito ou borrego. No domingo de Páscoa ligue o forno cedo, porque os assados gostam de cozinhar lentamente, em forno médio e sem pressas. Asse também as batatas e prepare o arroz e o esparregado ou salada. Opte por uma entrada mais simples que poderá preparar de manhã sem grande pressa, como umas bruchetas com salmão fumado e queijo creme, umas tarteletes, ou até ovos recheados.
  • Tenha também tempo para si e para se preparar para receber os seus familiares. Ninguém quer ver uma anfitriã desesperada e atrapalhada que deixou tudo para a última da hora. Quando começarem a chegar os familiares esteja já vestida e arranjada, com um sorriso nos lábios e pronta para receber! Desfrute do seu almoço. Afinal, com organização tudo se consegue com calma!
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Só uma mâe sabe...
calendário menstrual